24/04/2008
Morador retrata 40 anos de história do bairro Cidade Verde
Secom Câmara/CBA
Jorge Epifânio
O morador do bairro Cidade Verde, Jorge Epifânio relembrou na Tribuna Livre da Câmara Municipal de Cuiabá um pouco da história do primeiro núcleo habitacional popular construído na capital.

Epifânio destaca que no ano de 1966 o governo estadual, vê-se compelido a adotar uma política habitacional para atender a população de baixa renda, pressionada pelo crescimento urbano de forma incontrolada e acelerada.

Na época o governo criou a Companhia de Habitação Popular do Estado de Mato Grosso, que construiu o Núcleo Habitacional Cidade Verde, antes conhecido como Cohab - Velha situada nas proximidades das margens do rio Cuiabá.

Do ponto de vista do processo de desenvolvimento urbano o núcleo da COHAB exigiu a implantação de Infra-estrutura como água, energia, pavimentação, transformando-se em pólo de atração para a ocupação da área Oeste da cidade.

“A construção do conjunto trouxe um momentâneo impulso de crescimento entre o centro da cidade e o novo núcleo, as áreas foram valorizadas e passaram a atrair o interesse de especulação mobiliária, que promoveu o lançamento de novos loteamentos urbanos”, relembra.

Na oportunidade da construção do conjunto Cidade Verde, inaugurou-se a política de habitação popular em Cuiabá com o objetivo de responder á demanda de novas moradias da população menos favorecida, estabelecido como um problema de relevância inicial para administração estadual. A estrutura do bairro, segundo o morador, foi projetada para ser um condomínio fechado.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Roseli Cordeiro