12/06/2015
Projeto de Toninho homenageia Francisco Xavier da Cunha
Luiz Alves Secom - CMC
Vereador Toninho de Sousa

O vereador Toninho de Souza (PSD) apresentou na Sessão Ordinária desta quinta-feira (11) um Projeto de Lei que denomina de Francisco Xavier da Cunha o Ginásio Verdinho localizado no bairro CPA I, região da Morada da Serra, aqui na capital.

De acordo com o projeto, o objetivo é homenagear o ex-presidente da Federação Mato-Grossense de Futebol de Salão Francisco Xavier da Cunha, que faleceu no último domingo (7) vítima de insuficiência respiratória, após um quinto Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Para Toninho de Souza a homenagem vem ao encontro do legado que Chico Xavier deixou para o esporte de Mato Grosso, ao qual dedicou a vida toda ao Futsal. “Francisco Xavier tinha uma paixão enorme pelo Futsal e trouxe para o Estado muitas competições importantes. Xavier sempre será um símbolo do futebol de salão em Mato Grosso. O Ginásio Verdinho é referência para a prática do Futsal, e nada mais justo de que receba o nome deste grande profissional”, explica o parlamentar.

Chico Xavier como era conhecido foi um dos precursores do antigo Futebol de Salão em 1968. Xavier dedicou mais de 40 anos dos 73 de vida ao futsal Mato-Grossense. Ocupou os principais cargos na entidade responsável pela modalidade em Mato Grosso.

Começou como diretor do antigo Departamento de Futebol de Salão, órgão na época vinculado à extinta Federação Mato-Grossense de Desporto (FMD), que reunia todas as modalidades esportivas do Estado. Xavier foi também um grande colaborador da Federação Mato-Grossense de Futebol, onde atuou por muitas vezes como delegado em jogos na Capital e no Interior.

Verônica Rakel - Assessoria de Gabinete