13/06/2015
Câmara realizará Audiência Pública para discutir a retomada das obras da Copa
Luiz Alves - Secom CMC
Vereador Dilemário Alencar
Os vereadores de Cuiabá aprovaram, na sessão legislativa desta quinta-feira (11), requerimento de autoria do vereador Dilemário Alencar (PTB), que autoriza a Câmara a realizar uma Audiência Pública com o objetivo de discutir a situação em que se encontram as obras da Copa de 2014 que não foram concluídas, bem como as que se encontram paralisadas, a exemplo do complexo de obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).  A audiência está prevista para acontecer no dia 1º de julho.

“Após um ano da realização da Copa, apenas três das 33 obras previstas para o Mundial foram entregues totalmente prontas pelas empreiteiras. Vamos mobilizar a população cuiabana, líderes de segmentos organizados e autoridades constituídas para reivindicar do Governo do Estado que o cronograma previsto para a retomada das construções seja executado o mais urgente possível. Queremos acompanhar o reinício das obras, pois a maioria delas está em ruas, avenidas e bairros de Cuiabá e sua conclusão, com rapidez e qualidade é muito importante para a nossa cidade”, disse Dilemário.

Ao justificar a realização da audiência, o vereador frisou que o evento servirá para os técnicos do governo fazerem um raio x das dezenas de obras inacabadas e paralisadas, explicar o  calendário de execução de entrega para a população, bem como prestar contas do valor dos custos que o Estado terá com  financiamentos contraídos em bancos públicos para a construção do conjunto das obras para a realização da Copa de 2014.

Dilemário citou como exemplo de obras inconclusas e paralisadas o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), as trincheiras do Santa Rosa e Santa Isabel, o Complexo Viário do Tijucal, avenida Arquimedes Pereira Lima, avenida Parque do Barbado, Córrego 8 de Abril, Centro de Treinamento (COT UFMT), duplicação do trecho da rodovia Emanuel Pinheiro (trevo do Atacadão à rotatória da Escola Fundação Bradesco), duplicação da rodovia Cuiabá-Santo Antônio do Leverger, revitalização do Balneário Salgadeira e o Aeroporto Marechal Rondon, que embora esteja localizado em Várzea Grande, é de grande importância para Cuiabá.

‘O cidadão cuiabano suportou por anos sem reclamar dos incômodos de toda ordem, tais como trânsito congestionado, inúmeros desvios, barulho e poeira, com a perspectiva de que a cidade estava em construção e isso significava sinal de melhoria para todos. É evidente que é um grande desafio para o atual governador honrar a palavra empenhada durante a campanha eleitoral de que priorizaria a conclusão destas importantes obras diante do caos deixado pela gestão anterior. Entretanto, confiamos na capacidade de gestão do governador Pedro Taques”, pontuou Dilemário.

Darwin Junior - Assessoria de Gabinete