Início
NOTÍCIAS
18/06/2015
Adevair homenageia autora de livro sobre o “Cuiabanês”
Stéfanie Medeiros/ Olhar Conceito
Livro "O Falar Cuiabano"
Através de uma Moção de Aplausos, o vereador Adevair Cabral (PDT), que é graduado em Letras, homenageia a professora aposentada de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira do Instituto Federal de Mato Grosso, Cristina Campos.

A professora é autora do livro “O Falar Cuiabano”, lançado no ano passado na Academia Mato-grossense de Letras (AML). A obra mostra a composição cultural que constituiu a sociedade cuiabana e seu linguajar típico, buscando ao mesmo tempo, valorizar e preservar a linguagem daqui. Direcionado a professores, alunos e aos interessados em cultura e lingüística, o livro já teve 10 mil exemplares distribuídos em escolas públicas.

Para o vereador Adevair, que já foi Secretário de Cultura e sempre se preocupa com a preservação das tradições culturais, Cristina merece a homenagem, pois o livro “é uma referência diante do bombardeio televisivo e virtual que restringe o falar cuiabano às comunidades mais tradicionais”. Ele defende que professores e alunos conheçam a obra e aproveitem seu conteúdo, principalmente porque hoje Cuiabá é formada por mais “paus rodados” do que por cuiabanos de nascimento, o que pode contribuir com o esquecimento da língua.

A professora Cristina Campos, que tem outros três livros publicados, é graduada em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), mestre em Educação, pela mesma instituição e doutora em Educação, pela USP - Universidade de São Paulo. A data da entrega da Moção de Aplausos ainda será marcada, por uma gestão de agenda dos envolvidos.

Contato do Gabinete: 65 3617-1547

Luciana Oliveira Pereira - Secom CMC



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
26/05 - Servidores da Câmara de Cuiabá participam de palestras sobre ‘Inteligência Artificial’ e ‘Qualidade de vida’
26/05 - Maysa Leão participa de evento que reforça luta pelo fim do ciclo da violência contra a mulher
26/05 - Michelly Alencar cobra Prefeitura de Cuiabá e pede adesão ao programa Vigia Mais MT
26/05 - Estradas da zona rural da região do Rio dos Couros continuam recebendo patrolamento
26/05 - Vereador apresenta indicações para atender moradores do Ilza Terezinha
26/05 - CCJR aprova concessão de título de cidadão cuiabano a duas personalidades
26/05 - Proposta de mudança no Código de Obras é aprovada pela CCJR
26/05 - Comissões aprovam mudanças que criam cargos de confiança aos servidores de carreira
26/05 - Proposta pede declaração de utilidade pública municipal da entidade “Amar”
26/05 - Projeto de Lei propõe homenagem à “Dona Tuti”, fundadora do Tancredo Neves
26/05 - Lilo quer conceder título de cidadão cuiabano a padre da paróquia do CPA
26/05 - Chico 2000 encaminha pedido para que Comissão de Saúde investigue morte de 17 mil pacientes na fila do SUS
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.