29/04/2008
Placa nominativa é inaugurada no Jardim União
Secom Câmara/CBA
Lutero inaugura mais uma placa nominativa
A placa nominativa da Escola Municipal Lenine de Campos Povoas no bairro Jardim União foi inaugurada nesta segunda-feira (28) pelo vereador Lutero Ponce (PMDB), presidente da Câmara Municipal de Cuiabá.

A nova placa nominativa que está sendo implantada em logradouros públicos da Capital traz a foto e a história da personalidade que nomeia a instituição. A placa é regulamentada pela Lei Municipal Nº 4.992, de 25 de julho de 2007 que teve origem em projeto de lei do vereador Lutero Ponce.

Participaram da inauguração a diretora da escola Maria do Carmo Martins, o deputado estadual Carlos Avalone e os filhos do professor Lenine, Aloísio, Eduardo e Maria Helena G. Povoas.

De acordo com o vereador Lutero, a inauguração das placas em escolas, policlínicas e creches de Cuiabá é um ato de cidadania. “As placas são para todos saibam da história de nossa terra. Quero agradecer à todos os vereadores que aprovaram este projeto e ao prefeito que o tornou Lei”, afirmou.

O deputado estadual Carlos Avalone é umas das autoridades políticas que apóiam o projeto do vereador Lutero Ponce. “A gente não tem o reconhecimento com as pessoas como elas merecem, sejam pessoas que ocuparam cargos públicos, sejam pessoas da nossa própria família. O professor Lenine não se dedicou somente aos seus interesses pessoais, ele doou parte de sua vida aos interesses da comunidade. Ele como muitos são pessoas que servem como exemplo pra todos nós”, afirmou.

De acordo com Aloísio G. Povoas, seu pai tanto amava seu trabalho que chegou a dar aulas de graça na época em que foi fundada a faculdade de Direito da UFMT. “Além disso, ele também tirava dinheiro do seu próprio bolso para editar os seus livros. Meu pai passou dez anos pesquisando e visitando a Argentina, Paraguai e Uruguai para escrever uma de suas obras que tem dois volumes, ele também começou a organizar os Museus da História, de História Natural e de Arte Sacra de Mato Grosso”, lembrou.

A desembargadora Maria Helena G. Povoas, revela que embora seu pai tenha ocupado tantos cargos importantes, o que ele mais se vangloriava era de ser professor. “Independente de ser meu pai esta é uma homenagem muito justa. A morte levou seu corpo físico, mas jamais conseguirá abafar o que saiu de sua pena, que foi a vasta contribuição que ele deixou para a cultura deste Estado. Deixo o meu eterno agradecimento ao vereador Lutero pela homenagem”, afirmou.

Lenine de Campo Povoas, bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, foi professor de Direito Penal do Departamento do curso de Direito da UFMT, deputado estadual durante sete anos de 1947 à 1954, Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, chefe da Casa Civil em 1990, presidente da Academia Mato-grossense de Letras durante dez anos de 1980 à 1990, vice-governador do Estado e publicou 26 obras, dentre elas História Geral de Mato Grosso em dois volumes.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Glaucia Colognesi