14/07/2015
LDO de 2016 começa a ser apreciada em plenário nesta terça (14)
Luiz Alvez - Secom.
Plenário da Casa de Leis.
Com 18 emendas, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do próximo ano começa a ser apreciada na sessão plenária desta terça-feira (14). O relatório final foi elaborado pela Comissão de Acompanhamento, Fiscalização e Execução Orçamentária, comandada pelo vereador Oseas Machado (PSC).

Ele foi entregue a Mesa Diretora da Casa de Leis nesta terça-feira (14). De acordo com o parlamentar, na elaboração do documento foram levadas em considerações todas as ponderações feitas nas três audiências públicas.

“A LDO é o intermediador entre o Plano Plurianual (PPA) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). Sua função é muito importante, pois estabelece as metas para a elaboração do orçamento. Por conta disso, nos debruçar sobre ela neste último mês”, explica Oséas.

A mensagem precisa ser aprovada em duas votações. Desta forma, a tendência é que ela retorne para a pauta de votação da sessão plenária de quinta-feira (16).

A LDO é tida como a base para a formulação do orçamento do ano seguinte, uma vez que nela já são estabelecidas as receitas e despesas, bem como gastos com pessoal e encargos sociais.

O documento estabelece para o próximo exercício uma Receita Bruta de R$ 1,936 bilhão. O montante é inferior do que o estimado para o ano de 2015, que era de R$ 2,04 bilhões. Isto porque, a estimativa deste ano não será concretizada. A expectativa é que o município termine o ano com uma receita bruta de R$ 1,764 bilhão.

Assessoria de Imprensa - Kamila Arruda.