26/08/2015
Leis do vereador Arilson da Silva destacam os profissionais de Educação Física
Assessoria de Gabinete
Vereador Arilson da Silva

A categoria dos profissionais de Educação Física tem representação na Câmara de Cuiabá e algumas leis e projetos são exemplos da atuação em defesa dos trabalhadores e toda população. Leis do vereador Arilson da Silva (PT) são algumas que contemplam esta área como a Lei que determina profissionais de Educação Física na Educação Infantil e o Dia de Combate e Prevenção a Obesidade Infantil.

Outro exemplo de lei na área é de autoria do vereador Allan Kardec, que determina a obrigatoriedade de profissionais de Educação Física com formação nas academias de Cuiabá. Tais leis reforçam a luta da categoria que se dedica à saúde e bem estar das pessoas.

A lei que determina a obrigatoriedade de professores de Educação Física na Educação Infantil, do vereador Arilson da Silva juntamente com o vereador Cido Mendonça, número 5.871 de 30 de setembro de 2014, inclui no quadro dos profissionais da educação infantil o professor licenciado na área para desenvolver as atividades psicopedagógicas da disciplina de Educação Física nos primeiros anos de escolaridade.

Outra lei mais recente é de autoria do vereador, também do PT, Allan Kardec. É a lei número 5.977 de agosto de 2014, onde obriga a regularização das academias com a contratação de profissionais de com graduação acadêmica na área para garantir a qualidade do acompanhamento das atividades físicas. “Nossas leis na área fazem com que Cuiabá se torne referência nacional, protege os profissionais da Educação Física e a população. Inclusive, realizamos um fórum para a discussão da atuação dos profissionais no mercado de trabalho neste último fim de semana”.

Com o objetivo de fomentar iniciativas que também inclui o profissional, está a lei que determina o dia 11 de outubro como o Dia de Combate e Prevenção a Obesidade Infantil no calendário municipal. Segundo o vereador Arilson da Silva, a lei sugere a realização de oficinas, debates, palestras, entre outras ações para que se combata a obesidade desde a infância.

“Cuiabá é a segunda capital com maior índice de obesidade no Brasil, por isso, é importante que sejam realizadas desde esta fase para que não tenhamos adultos com a qualidade de vida comprometida. Hábitos saudáveis são essenciais, e este lei reforça este objetivo. Também podemos citar a lei do Dia do Ciclista, 19 de agosto, onde a prática de esporte além do transporte sustentável são motivadas. Vamos continuar atuantes”, afirma o vereador Arilson.

Marcela Brito - Assessoria de gabinete