04/09/2015
Líderes comunitários vão à Câmara e protestam contra decisão da Semob de autorizar ônibus da Norte Sul a rodar no grande CPA
Mayckon Rogério Rocha
Ônibus da Norte Sul

Ônibus da empresa Norte Sul que foi autorizado pela Semob a  rodar na região Norte. No detalhe, numeração do veículo aponta o ano de fabricação (2010)

Após reunião com presidentes de associações de bairros, em que relataram a decisão da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) de autorizar a empresa Norte Sul a rodar ônibus da sua frota na grande CPA, o vereador Dilemário Alencar (PTB) abriu espaço na tribuna da Câmara na sessão desta quinta-feira (03) para que os líderes comunitários externassem a preocupação dos moradores da região, uma vez que a Norte Sul teve a sua frota de ônibus 100% reprovada em recente inspeção feita pela Prefeitura de Cuiabá.

“O secretário da Semob informou que a Norte Sul vai começar a operar em quatro linhas da região Norte porque a empresa tem esse direito previsto no contrato de concessão. Ônibus da Norte Sul substituirão os ônibus da empresa Pantanal que há anos atende aquela região. A decisão causou indignação e preocupação, pois toda a frota da Norte Sul foi condenada devido à falta de manutenção. Somente neste ano a imprensa noticiou quatro acidentes envolvendo ônibus dessa empresa. O que mais chamou atenção foi um ônibus que pegou fogo em plena Avenida Getúlio Vargas devido a sua péssima condição de uso”, explicou o vereador Dilemário.

Para o parlamentar cuiabano, a decisão da Semob apenas transfere um problema existente no transporte coletivo ao tirar a Norte Sul que opera na região Sul da cidade para colocá-la na Norte. O vereador disse também que chegou a seu conhecimento que os ônibus da Norte Sul para rodar na região do CPA são veículos antigos da cidade de Londrina, que apenas passaram por uma revisão e foram pintados para ter a aparência de que estão em bom estado de uso.

“Levamos a preocupação dos presidentes ao secretário Kleber Lima. Ele se prontificou a discutir sobre a situação a fim de encontrar uma solução que garanta que a população da região do CPA não seja prejudicada ao ser obrigada a usar ônibus em péssima qualidade de trafegabilidade. Acredito na sensibilidade do secretário, especialmente porque estamos tratando da região mais populosa de Cuiabá e que precisa ser atendida com um bom transporte coletivo”, concluiu o vereador Dilemário.

As quatro linhas que a Secretaria de Mobilidade Urbana autorizou à empresa Norte Sul operar são:  302 - Vila da Serra/Centro (Via Terminal do CPA 1); 311 – Terminal do CPA III/Centro (Via Novo Mato Grosso); 313 – Terminal do CPA III//Unic (Via CPA IV); 314 – Bela Vista/Centro.

Assessoria de Comunicação do vereador Dilemário Alencar
E-mail: comunicacao.dilemario@gmail.com   Contato: (65) 3617-1580