13/05/2008
Câmara reflete sobre Dia Nacional de Combate a Exploração Sexual
Secom Câmara/CBA
Néio Lúcio Monteiro Lima
A tribuna livre da Câmara Municipal de Cuiabá é ponto de reflexão sobre o Dia Nacional de Combate e Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual contra a Criança e Adolescente. A data 18 de maio foi escolhida para ser um marco na luta contra o abuso e a exploração sexual comercial de crianças e adolescentes. Na ocasião o integrante da Sociedade Matogrossense de Pediatria, Néio Lúcio Monteiro Lima conclamou todos os representantes da sociedade para ação de combate ao abuso e exploração sexual.

Néio alertou os vereadores para a com entrevista publicada em junho de 2007 na Revista Isto É Dinheiro. “O Conselho Diretor da Avaliação Ecossistêmica do Milênio indicou, por exemplo, que não vamos alcançar em 20015 os objetivos do milênio traçados pela ONU, ou seja, continuarmos a com viver com altos índices de mortalidade infantil, com desigualdades social, com a fome e a miséria, com a falta de educação básica de qualidade”, disse.

A meta da entidade é sensibilizar a sociedade em geral, políticos e governantes, além das autoridades competentes e dos meios de comunicação, a desenvolverem ações em defesa dessas crianças que irão nos substituir no amanhã, pela reposição dos seres na sociedade. .

“Estamos atravessando um período de turbulência social, onde está presente em dimensões alarmante: o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, além de torturas e maus tratos, todas as conseqüências da indiferença e negligência da maioria e dos que detém os instrumentos para fazer e não fazem, tornando-se urgente a mobilização de todos em busca de uma saída”, disse •.

De acordo com o representante da Somape o objetivo central é construir e exemplificar ações de amor e solidariedade para a formação de uma cultura de PAZ na nossa sociedade e que todos aceitem trabalhar por um futuro melhor, através da educação e dos bons hábitos e costume.

Ele lembrou ainda que no dia 18 de Maio, em 1973, uma menina capixaba, de Vitória –ES, foi seqüestrada, espancada, drogada e assassinada numa orgia de drogas e sexo. Seu corpo, que apareceu seis dias depois, foi desfigurado por ácido. Os agressores da criança ficaram impunes. Esse dia foi instituído pela Lei Federal n. 9.970/2000 que tem por objetivo mobilizar a sociedade brasileira e convocá-la para o engajamento no combate ao abuso sexual intra e extra-familiar e da exploração sexual comercial de crianças e adolescentes.

Nesta luta, a SOMAPE – Sociedade Matogrossense de Pediatria, em parceria com a sociedade civil organizada: Juizado da Infância e Adolescência, Rede Cidadã (SEJUSP), Policia Militar, UNESCO, Fórum Municipal do Adolescente (SOMAPE), Secretaria de Justiça e Segurança pública SEJUSP - MT, Jovens do SPE – Saúde Prevenção na Escola estão unidas e convictas de que é preciso romper as barreiras na luta e defesa da infância.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Roseli Cordeiro