14/10/2015
Toninho cobra ações do secretário de saúde para esvaziar os corredores do Pronto Socorro
Assessoria de Gabinete
Vereador Toninho de Sousa
O vereador Toninho de Souza (PSD) participou nesta quarta-feira (14) da Audiência Pública realizada no Plenário do Parlamento Cuiabano que discutiu a situação da saúde na capital mato-grossense onde também foi apresentado pelo secretário de Saúde de Cuiabá Ary Soares prestação de contas referente ao segundo quadrimestre de 2015, conforme determina a Lei Complementar 141, de 13 de janeiro de 2012.

O vereador Toninho de Souza cobrou do secretário Ary Soares um posicionamento quanto à atual situação do Pronto Socorro da Capital, principalmente no que diz respeito aos pacientes que estão nos corredores do Pronto Socorro de Cuiabá. O parlamentar abordou ainda em sua fala a situação que se encontra muitas unidades de saúde da Capital.

“É difícil uma mãe chegar com uma criança no colo às 7 horas da manhã em uma unidade de saúde que deveria ter cinco médicos no plantão, mas tem somente dois. E esses dois honrosos profissionais se desdobram para atender os pacientes que chegam ali. Mas o resultado infelizmente é que essa mãe vai enfrentar uma longa fila de cinco ou até sete horas para que o filho seja atendido”, explicou.

O parlamentar cuiabano chamou à atenção para a importância da melhoria dos atendimentos aos cidadãos. “Nós aproveitamos essa prestação de contas do quadrimestre para inserir a nossa fiscalização no Pronto Socorro de Cuiabá. Não adianta você falar de números, quanto você investiu na saúde se você não falar do atendimento lá na ponta ao cidadão. A saúde não é feita dizendo que foi reduzido o custo, que foi negociado um bom contrato, se lá na ponta o fluxo não melhorou, se a fila não diminuiu na policlínica, se o número de médicos não aumentou, se o Pronto Socorro não diminuiu a fila de pacientes no corredor”, pontuou.

Na prestação do primeiro quadrimestre o secretário Ary Soares fez um compromisso espontâneo com a Câmara Municipal e estabeleceu da data de 26 de agosto onde não haveria mais pacientes no Pronto Socorro de Cuiabá.

“Nós demos um tempo ao secretário de saúde, que passou dois meses despachando dentro do Pronto Socorro, então nós fizemos uma fiscalização recente à unidade e encontramos lá 86 pacientes nos corredores da Unidade, pacientes pós-cirúrgicos, pacientes em estado críticos que não deveriam estar naquele local. A pergunta é: o que aconteceu com o modelo de gestão da saúde. Com a inauguração do São Benedito e a aquisição de leitos particulares, não existe razão para continuar com essa grande quantidade de pacientes nos corredores do Pronto Socorro, isso não pode acontecer, finalizou.

O secretário de Saúde de Cuiabá Ary Soares disse que a presença de pacientes nos corredores do Pronto Socorro se deu naquele período, devido à demanda do interior, principalmente devido ao fechamento do Hospital Metropolitano e a Reforma do Pronto Socorro de Várzea Grande. O secretário garantiu a contratualização de 90 leitos de retaguardas na Santa Casa junto ao Governo Federal.

Na última semana, a Comissão Especial de Fiscalização às Unidades de Saúde de Cuiabá denominada “Blitz da Saúde”, visitou o Pronto Socorro de Cuiabá. Na ocasião os parlamentares encontraram os corredores da Unidade superlotados.

A Comissão Especial de Fiscalização às Unidades de Saúde de Cuiabá denominada “Blitz da Saúde”, é composta pelos vereadores Toninho de Souza (PSD), Ricardo Saad (PSDB), Arilson da Silva (PT) e Oséas Machado (PSC). A Blitz da saúde visa melhorar o atendimento à população que depende exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS) na maior cidade de Mato Grosso.

Assessoria de Imprensa - Verônica Rakel
Contatos: imprensatoninhodesouza@hotmail.com - (65) 9931-2834

23/04 - Câmara aprova requerimento, projetos de lei e pareceres da CCJR nesta terça-feira (23)
22/04 - Vereadores derrubam parecer da CCJR em projeto que permite PIX nos ônibus