Início
NOTÍCIAS
10/11/2015
Nascentes de Cuiabá unem Câmara Municipal e MPE
Imagem da internet.
Foto ilustrativa da Capital.
O presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Julio Pinheiro (PTB) se reuniu na manhã desta terça-feira (10) com o promotor Gerson Barbosa, da Promotoria de Meio Ambiente do Ministério Público Estadual (MPE), para debater as questões ligadas às áreas nascentes da Capital.

A intenção é unir forças para fazer a revitalização dessas áreas, tendo em vista que tem ligação direta a qualidade de vida da população cuiabana.

Na oportunidade, o promotor apresentou ao parlamentar o projeto que vem desenvolvendo referente ao tema. Em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Barbosa já conseguiu identificar todas as nascentes de Cuiabá.

De acordo com ele, o projeto busca garantir o abastecimento de água para as presentes e futuras gerações do município de Cuiabá. Para tanto, o primeiro passo será a criação de um Centro de Observação e Monitoramento dos Recursos Hídricos, que será alimentado pelas instituições parceiras e comunidade.

“Estudos científicos demonstram que se não fizermos nada, em cinco anos Cuiabá vai passar pelo que São Paulo está passando no que se referente a falta d’água. Nunca se recuperou nenhuma nascente em Cuiabá nos últimos 30 anos, e isso pode prejudicar a todos nós”, pontua.

Conforme levantamentos prévios já realizados, a Capital possui 126 nascentes na área urbana da Capital. Segundo ele, quase todas já foram degradadas total ou parcialmente.

Diante disso, a sua intenção é desocupar essas áreas e promover a recuperação com o auxílio do Poder Público e de empresas privadas. 

No caso do município, ele entraria principalmente na questão habitacional, tendo em vista que parte dessas áreas foram ocupadas pela população. Além disso, também arcaria com a recuperação das áreas. “Temos bairros instalados em áreas nascentes”, ressalta.

Diante disso, a Prefeitura ficaria responsável pela desocupação destes lugares, bem como o encaminhamento dessas famílias para outra região.

Já os locais que foram “invadidos” pela iniciativa privada, todo o serviço de desocupação e também a recuperação daquela área, ficaria sob a responsabilidade da empresa ou empresário em questão.

No que diz respeito a recursos, o promotor explica que já tem disponibilidade uma verba de R$ 600 mil, sendo R$ 300 mil doada pelo Próprio Ministério Público e o restante pelo Tribunal de Justiça. “Nada impede que buscamos parceiros para tornar real este projeto”, frisa.

Diante do exposto, Pinheiro convidou Barbosa para fazer a explanação deste projeto aos demais vereadores durante a sessão da próxima terça-feira (17). “É um tema muito importante que eu já abordei enquanto secretário de Habitação do município em 2008. Precisamos tomar uma atitude enquanto a isso. Sabemos de todas as dificuldades, mas não podemos ficar omissos”, finalizou o petebista.

Assessoria de Imprensa - Kamila Arruda.



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
20/04 - Vereadora Michelly pede prioridade de vacinação para gestantes
20/04 - Vidal pede revitalização de creche, implantação de linha de ônibus e saneamento básico em três bairros de Cuiabá
20/04 - Juca do Guaraná Filho participa da posse da nova diretoria COMEC
20/04 - “Provamos que o lockdown é uma medida efetiva”, diz secretária de saúde de Araraquara (SP)
20/04 - Câmara aprova projetos de lei em primeira votação na sessão desta terça
20/04 - Vereador sugere que escolas municipais sejam utilizadas como pontos de vacinação
20/04 - Maysa Leão visita ponto de vacinação na ALMT e pede utilização da 2ª dose em quem ainda não foi imunizado
20/04 - Após luta de vereador, Agentes de Trânsito e de Fiscalização são vacinados contra a Covid-19
20/04 - 14 bairros de Cuiabá recebem indicações do vereador Eduardo Magalhães
19/04 - Câmara continua com sessões remotas, mantém atendimento externo suspenso e servidores entram em sistema de rodízio
19/04 - Câmara de Cuiabá reabre prazo para pedidos de isenção da taxa do concurso
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.