Início
NOTÍCIAS
12/11/2015
Novembro Azul chama atenção para a saúde do homem
Instituto Lado a Lado pela Vida
Campanha pela conscientização dos homens
Penúltimo mês do ano marca intensa campanha pela conscientização masculina contra o câncer de próstata

O mês de outubro é sempre especial. Graças ao “Outubro Rosa”, campanha de prevenção e conscientização contra o câncer de mama, milhares de mulheres em todo o Brasil são estimuladas a fazer o autoexame e darem início ao tratamento – quando necessário – para tratar da doença o mais cedo possível. Agora o mês de novembro já chegou e o foco é outro: é tempo do Novembro Azul. 

A campanha muda de direção e mira nos homens para falar de um assunto que ainda é tratado como tabu por muitos: a prevenção do câncer de próstata. O dia 17 de novembro é o dia mundial de combate contra a doença.

A campanha Novembro Azul ganhou força nos últimos anos, quando o Instituto Lado a Lado pela Vida lançou ideias de projetos e ações para fomentar os homens a buscarem mais informações sobre a doença e fazerem os exames de rotina, em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia. O instituto é “uma instituição brasileira sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), idealizada em 2008. Desenvolve conceitos e projetos, além de apoiar e implantar ações voltadas ao campo da humanização em saúde e da atenção integral ao cidadão em diferentes fases da vida”, como seu próprio site o descreve. 

Em todo o Brasil, estão previstos Circuitos da Saúde, palestras em empresas para conscientizar os funcionários sobre a importância da prevenção, ações em estradas, estádios de futebol e locais públicos de grande circulação, além da iluminação azul de vários monumentos públicos. Inclusive uma sessão solene está prevista no Congresso Nacional em homenagem à iniciativa do Instituto Lado a Lado Pela Vida, para celebrar a campanha e fomentar discussões para que a política de atenção à saúde do homem seja definitivamente implantada.
 
“Neste ano criamos um novo portal, o www.novembroazul.com.br, com um leque maior de informações e uma nova identidade visual. Queremos que o homem preste mais atenção à sua saúde e por isso teremos eventos e ações diversas para criarmos um forte impacto nesse público”, explica a presidente do Instituto Lado a Lado, Marlene Oliveira.
 
Além de incentivar os homens a fazerem os exames de sangue e de toque para combate ao câncer de próstata, Novembro Azul tem por finalidade incentivá-los a fazer um acompanhamento periódico com um médico. As mulheres costumam se consultar com mais frequência do que os homens. A afirmação é feita com base na Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), que diz que, 78% das mulheres se consultaram ao menos uma vez no último ano, enquanto com homens, essa porcentagem cai para 63,9%. 

Não somente atentar-se para o câncer de próstata, mas muito além, a campanha Novembro Azul é uma tentativa de derrubar tabus e fazer os homens entenderem que cuidar da saúde não é questão de frescura ou perda de tempo, mas sim, fundamental para cuidados básicos. E neste sentido, o conhecimento é o principal aliado. Além disso, o incentivo da família e de quem está próximo é fundamental. Dar injeções de ânimo para que ele faça visitas regulares aos médicos é importante, dá confiança e tranquilidade para que o homem tome decisões.

Números da Doença:

1,1 milhão de homens afetados no mundo

307 mil mortes todos os anos

7,8 novos casos a cada hora

1 em cada 6 homens tem ou terá câncer de próstata

90% de chance de cura, quando diagnosticado cedo

69 mil novos casos de câncer diagnosticados em 2014 no Brasil

Agência RBS - Hassan Farias



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
10/04 - Nota de pesar | Toshio Doi
10/04 - Em reunião com secretária, vereador Eduardo Magalhães verifica plano e novos pontos de vacinação na capital
10/04 - Segurança da Coletividade é pauta de reunião no bairro Duque de Caxias em Cuiabá
09/04 - Artigo - 100 dias de trabalho, trabalho e muito trabalho
08/04 - Câmara lança vídeo em homenagem ao aniversário de Cuiabá
07/04 - CCJR aprova pareceres de projetos durante reunião nesta quarta
07/04 - Alex Rodrigues toma posse como vereador
07/04 - Durante reunião, conselheiros tutelares apresentam demandas a vereadores
07/04 - Dr. Luiz Fernando solicita que município trate pacientes com sequelas da covid
06/04 - Câmara aprova projetos e pareceres na sessão desta terça
06/04 - Tribuna Livre discute temas voltados à saúde
06/04 - Parceria facilitará que setor do comércio acompanhe trabalhos legislativos
06/04 - Em uma semana, Juca do Guaraná Filho apresentou 52 indicações para melhorias nos bairros
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.