02/12/2015
Vereador Dilemário cobra aprovação de projeto de lei que dá assistência a animais abandonados
Assessoria de Gabinete
O parlamentar disse que o programa se faz necessário pelo grande número de animais abandonados. Estima-se que em Cuiabá existam mais de 11 mil animais abandonados, entre cães e gatos, que vagam pelas ruas em situação de sofrimento

Tramita na Câmara Municipal proposta de projeto de lei de autoria do vereador Dilemário Alencar (PTB) que institui no âmbito do município de Cuiabá o Programa Bem Estar Animal. O parlamentar, ao defender sua iniciativa, cobrou dos vereadores membros da Comissão de Constituição e Justiça, celeridade na análise constitucional do projeto, que tramita na Casa de Leis desde outubro deste ano.

“É cada vez maior o número de pessoas que incorporam na rotina da sua família a criação de animais, como cachorros e gatos. Porém, podemos observar que muitas famílias de baixo poder aquisitivo acabam não tendo condições de acesso a serviços e orientação para a boa criação do seu animal doméstico. Pensando nisso, propus uma lei que visa levar, principalmente para os bairros periféricos, um programa social voltado para os nossos animais”, disse o vereador Dilemário.

O vereador disse também que a existência do programa se faz necessário pelo grande número de animais abandonados. Estima-se que em Cuiabá existem mais de 11 mil animais abandonados, entre cães e gatos, que vagam pelas ruas, em situação de sofrimento. Estes animais por estarem abandonados, podem transmitir doenças ao ser humano, através de mordeduras e na busca de alimentos, ao revirarem lixeiras espalhando sujeiras pelas ruas e calçadas.

“Nossa defesa é que exista um programa em nossa cidade que funcione de forma permanente, que promova um trabalho de conscientização junto à população sobre a guarda responsável para o bom trato com os animais e leve aos bairros e às entidades de apoio animal, serviços públicos de vacinação,  vermifugação, registro e orientações sobre controle reprodutivo e de combate e prevenção à leishmaniose e outras zoonoses”, explicou Dilemário.

Pela proposta, as ações do Programa Bem Estar Animal, serão realizadas através de uma unidade móvel, equipada com mesa de cirurgia, aparelho de anestesia inalatória e balança para pesagem, entre outros equipamentos. O programa contará com um médico veterinário, anestesista, assistente, motorista e equipe de educação.

Assessoria de Comunicação do vereador Dilemário Alencar Contato: (65) 3617-1580
Mais informações (65) 9990 0979 ou (65) 9644-5886