01/03/2016
Acadêmicos de Letras/Libras da UFMT visitam Câmara Municipal de Cuiabá
Rafael Martine - CMC
Estudantes de Letras/Libras visitam Câmara Municipal de Cuaibá
Alunos do 4° semestre do curso de Letras Libras Licenciatura da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) estiveram, na manhã desta terça feira (1),  visitando as dependências históricas da Câmara Municipal de Cuiabá, acompanhados de historiadores da Secretaria de Cultura da Casa, que detalharam, não só os ambientes, mas a importância de cada um na evolução social e legislativa do município.

Os alunos de Libras, depois de percorrerem todas as dependências da Casa, foram ao monumento do Centro Geodésico da América do Sul, bem com também assistiram a abertura da Sessão do Dia, em que foram recebidos e cumprimentados pelo presidente da Câmara, vereador Júlio Pinheiro e demais vereadores presentes.

Júlio destacou a importância da Língua Brasileira de Sinais, destacando os direitos que a Lei Federal 10.436 de 2002 garante à comunidade Surda, como por exemplo, o art. 4º que prescreve: “a inclusão nos cursos de formação de Educação Especial, de Fonoaudiologia e de Magistério, em seus níveis médio e superior, do ensino da Língua Brasileira de Sinais - Libras, como parte integrante dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs, conforme legislação vigente”. Júlio ainda lembrou que Câmara já utiliza profissional da área, garantindo assim aos Surdos acesso aos trabalhos da Casa.

Libras, que significa Língua Brasileira de Sinais, é a língua de sinais utilizadas pela maioria das comunidades de surdos que vivem nos centros urbanos brasileiros, sendo reconhecida pela Lei. A Libras não é a simples gestualização da língua portuguesa, e sim uma língua à parte, como o comprova o fato de que em Portugal usa-se uma língua de sinais diferente, a Língua Gestual Portuguesa (LGP).

Jê Fernandes Secom/CMC

Fotos Relacionadas