Início
NOTÍCIAS
03/06/2008
Lutero inaugura placa que resgata história do professor Moacyr Gratidiano Dorilêo
Secom Câmara/CBA
Viúva recebe replica da placa nominativa
O presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Lutero Ponce (PMDB) inaugurou nesta quarta-feira (28/05) nova placa nominativa na escola municipal Moacyr Gratidiano Dorilêo no Parque Ohara em Cuiabá. A placa que traz foto e biografia daquele que nomeia a instituição é regulamentada pela Lei Municipal 4992 de 2007 e faz parte de projeto do vereador Lutero de resgate histórico de logradouros públicos da Capital mato-grossense.

Segundo Lutero Ponce, dentro de dois anos todos os órgãos públicos municipais devem ter sua história resgatada pelo projeto, inclusive ruas do Centro da cidade que foram apelidadas no passado. “Dos projetos que passaram pela Câmara Municipal, eu classifico que esse é o que mais tem envergadura”, afirmou o vereador.

Lutero ressaltou ainda a importância de toda a classe política somar esforços para que as escolas públicas voltem a ser valorizadas e para que os alunos tenham as mesmas condições de ensino dos que estudam em escolas particulares.

A viúva de Moacyr, Maria Auxiliadora Prado Dorilêo, mais conhecida como Dona Lili, é professora aposentada da Escola Técnica Federal, representou a família Dorilêo na cerimônia. Dona Lili conta que embora Dorilêo tenha tido uma carreira curta como professor, porque morreu aos 33 anos de idade por conseqüência de um choque anafilático, ele fez muito pelo ensino de Cuiabá e chegou a escrever um livro de química. “Isso pra nós representa uma homenagem muito justa. É um resgate necessário. O meu marido foi beneficiado por esse projeto, mas tem muitas pessoas que fizeram muito por Cuiabá e precisam ser lembradas. Ele foi um batalhador do ensino, parece que nasceu pra isso , além de ter sido um ser humano maravilhoso, pacífico e alto astral”, afirmou.

A Secretaria de Educação foi representada pela assessora pedagógica, Romilde Maria Quintino Silva, que classificou o projeto do vereador Lutero como excelente. Segundo ela, algumas escolas já trabalhavam com o resgate histórico de seu patrono junto aos alunos, porém muito poucas. “Trazer a família do patrono à escola proporciona um contato muito bom para as crianças. É um projeto que incentiva a equipe gestora a trabalhar esse resgate com mais afinco e de uma forma mais completa”, ressaltou.

A diretora da escola, Genice Conceição Figueiredo, acredita que a biografia de Dorilêo deve ser conhecida por todos, não só por quem estuda ou trabalha na escola, mas por toda a comunidade do bairro.

O professor cuiabano Moacyr Gratidiano Dorilêo formou-se em Química no Colégio Dante Alighieri em São Paulo, trabalhou como químico na empresa Goodyear, foi diretor do Colégio Liceu Cuiabano, onde também lecionou Física.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Glaucia Colognesi



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
25/04 - Em 3 meses, Misael Galvão apresentou mais de 1.200 indicações na Capital
25/04 - Câmara homenageia ex-vereador por meio de projeto “Memórias da Presidência”
25/04 - Vereadores aprovam redação final do projeto que prevê a implantação da escola em tempo integral
25/04 - Parlamentares recebem convite para posse da frente parlamentar em defesa do Vale do Rio Cuiabá
25/04 - CMEI é inaugurado no CPA por indicação do vereador Adevair Cabral
25/04 - Projeto de Diego Guimarães estabelece reciclagem e reutilização de lixo orgânico em Cuiabá
25/04 - Psicólogos de unidades públicas pedem mais concursos e processos seletivos para a classe
25/04 - Parlamentares se reúnem com secretário de Serviços Urbanos da Capital
25/04 - Veloso assume presidência da CPI da Santa Casa
25/04 - Vereadores homenageiam o sucessor de Dom Bosco com o Título de Cidadão Cuiabano
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.