17/03/2016
Néviton propõe sistema de acompanhamento on line das vagas em creches
Thiago Cesar - Secom CMC
Vereador Néviton Fagundes
Conhecendo as dificuldades por que passam os responsáveis pelas crianças, tendo que passar horas e até mesmo dias em filas, aguardando por uma vaga em creches e pré-escolas do município, está em tramitação na Câmara Municipal, o projeto de lei do vereador Néviton Fagundes (PTB) que pretende utilizar o sistema informatizado para a solicitação de vagas na rede pública de ensino de Cuiabá.

O projeto estabelece a obrigatoriedade da utilização deste sistema para a solicitação da vaga e seu respectivo acompanhamento. “Com o sistema informatizado é possível um levantamento mais exato das vagas disponíveis, possibilitando, quando necessário, até matricular as crianças em outros locais que não sejam perto de suas casas. O que pretendemos é facilitar aos pais o acompanhamento destes processos e não deixar a criança fora da rede de ensino”, justifica o vereador.

A solicitação da vaga e o acesso ao sistema devem ser restritos aos responsáveis pela criança, por meio de uma senha gerada no momento da solicitação. Sendo seu acesso disponível do momento do registro da solicitação até que a vaga seja disponibilizada.

Outra determinação do projeto de lei é que o sistema seja alimentado com informações acerca do andamento da solicitação sempre que houver qualquer modificação, inclusive, com informações claras quanto ao número de vagas disponíveis e a atual posição do candidato a ela.

Apesar do número de vagas disponíveis em creches ainda não conseguir contemplar a todos, o vereador Néviton pretende dar maior transparência nesta situação, que a todo ano traz incômodo aos pais e familiares das crianças em idade inferior a seis anos.

Luciana Oliveira Pereira – Secom CMC