17/03/2016
Vereador Allan promove audiência pública que divulga ações coletivas de ocupação dos espaços urbanos até a véspera do aniversário de Cuiabá
ConhecendoMT
vista da Igreja do Bom Despacho
O vereador Allan Kardec (PT) promoveu na manhã desta quarta-feira (16) uma audiência pública que trouxe à Câmara de Cuiabá, um projeto político de ocupação do espaço urbano que vem sendo discutido na UFMT desde 2009, com o objetivo maior de mobilizar a população para promover uma Cuiabá melhor para todos.

“Nossa proposta é discutir o projeto do Programa de Pós- Graduação de Estudos da Cultura Contemporânea - ECCO da UFMT, pois ele possibilita uma mobilização maior de idéias e pessoas em busca da Cuiabá que todos queremos. Buscamos um projeto coletivo que promova mais cuidado com a cidade e também, mais solidariedade entre toda a população”, justifica Allan.

O projeto, sob a coordenação da profa Dra Maria Tereza Azevedo, que discute a política urbana, veio estudando os espaços da cidade para então, propor intervenções que chamem a atenção para a ocupação da cidade, conclamando a atuação da própria população, pois é ela que ocupa esses espaços. “Com o tempo, fomos percebendo melhor a cidade e começaram a preparar o Projeto Cidade Possível, fazendo com que a universidade saia para as ruas e as pessoas também a ocupem, discutindo a Cuiabá que queremos”, relata a professora.

Nessa perspectiva, o projeto acabou por abarcar o Movimento 100 em 1 dia, uma ação iniciada por estudantes em Bogotá, na Colômbia, que atingiu proporções mundiais. O movimento promove na cidade uma ocupação dos espaços pela população, a partir da mobilização e conscientização sobre que cidade se quer, a partir de ações coletivas.

O movimento já ocorreu em cidades como Copenhagen (Dinamarca), Milão (Itália) e Cidade do Cabo ( África), sendo que Cuiabá será a 28ª cidade a participar da mobilização que promove ações de encontro na cidade, através da vertente cultural e artística. O objetivo é gerar reflexões e atitudes transformadoras para o espaço urbano. O movimento tem mostrado que é possível fazer uma cidade melhor, mais bonita e inclusiva, a partir de reflexões e pequenas ações.

“Aqui em Cuiabá já percebemos que muitas pessoas estão preocupadíssimas com questões que afetam a nós e a cidade, como a questão das águas, das nascentes. Muita coisa vem aparecendo, de pessoas que acreditam nessas causas e as defendem. Vamos promover reflexões e também ações positivas na cidade, um presente para Cuiabá”, comemora a professora Maria Tereza.

No evento que ocorre no dia 03 de abril, o que se pretende é promover 100 ações de cidadania e arte, ocupando lugares em Cuiabá. O início do evento está marcado para a noite do dia 02 (sábado) com a abertura oficial no Teatro da UFMT, mas segue até o dia 07 de abril, com uma programação intensa, com desenvolvimento de oficinas, colóquios e debates durante todo o dia, inclusive com a presença de palestrantes internacionais.

A movimentação do domingo (03 de abril) - quando acontecerão as intervenções propriamente ditas, como a revitalização do pátio do hospital Adalto Botelho ou o plantio de muda de árvores, estará ocorrendo por toda Cuiabá. Esta grande mobilização estará sendo registrada e futuramente resultará em um documentário, contudo, o resultado mais imediato será a “Carta de Cuiabá”, elaborada coletivamente a partir de toda a mobilização e das discussões da população durante o evento, formulando a Cuiabá que se quer.

A colombiana Heidy Bello Medina, que está morando em Cuiabá e participa ativamente do movimento falou sobre como a sociedade cuiabana já vem se comportando para a grande mobilização. “Vendo o evento em outras cidades e aqui em Cuiabá, a diferença é que as pessoas têm a produção de ações ligadas a sua memória, ao rio, aos relatos do que faziam antes, questionando como as paisagens foram sendo modificadas. Nisso está muito envolvido os afetos e a memória da sua gente. É toda uma ressignificação dos espaços públicos”, comenta.

O vereador Allan Kardec também promoverá ações no domingo (3), mas de cunho esportivo e histórico, como jogos de vôlei, basquete e futebol em frente à Câmara Municipal de Cuiabá, ponto que marca o Centro Geodésico da América do Sul. “Já estamos providenciando aqui pelo menos cinco ações diferentes, através dos jogos, mas também colocaremos uma tenda para realizar uma exposição de projetos de pesquisa e da parte histórica desse espaço, que já foi até campo de tourada”, explica o vereador.

Segundo os organizadores, ainda há espaço para o cadastramento de mais ações, que não são necessariamente ações grandes, mas que afetem o cotidiano da cidade, mostrando ações cidadãs, solidárias e até mesmo afetivas. Para conhecer melhor todo o projeto e o evento, inclusive, para cadastrar as ações que se deseja promover, basta acessar virtualmente o blog http://100em1diacuiaba.org e o http://cidadepossivelcuiaba.org.

Contato do Gabinete Vereador Allan Kardec : 65 3617-1545

Luciana Oliveira Pereira – Secom CMC