Início
NOTÍCIAS
19/04/2016
Vereador quer realização do teste de glicemia em crianças atendidas na rede pública de saúde
Thiago Cesar - Secom CMC
Vereador Néviton Moraes
Ciente do aumento crescente no número de casos de diabetes, incluindo nas crianças, o vereador Néviton Moraes (PRB) apresentou um projeto de lei na Câmara Municipal, que pretende instituir a obrigatoriedade da realização gratuita do teste de glicemia, em todos os atendimentos de urgência e emergência, nos hospitais públicos, unidades de saúde e no Pronto Socorro de Cuiabá. O teste deve atender às crianças na faixa etária que vai de zero a 6 anos, 11 meses e 29 dias.

A proposta busca criar meios de contribuir com a prevenção da doença e suas complicações uma vez que muitos diabéticos sequer sabem que são portadores da doença. Segundo a Federação Internacional de Diabéticos (IDF), o número de diabéticos no mundo chega a 370 milhões de pessoas, sendo que o Brasil ocupa o 4º lugar nessa classificação.  

A incidência de diabetes do Tipo 1 aumenta 3% ao ano, com grande incidência nas faixas etárias menores (de zero a 5 anos). Nas últimas décadas, a idade de início da doença caiu, por exemplo, em 1990, a média de idade para início da doença era de 11,5 anos. Nos anos 2000, a média abaixou para 9,5 anos e, na última década, a incidência alcançou a faixa etária dos 2 aos 4 anos.  

O vereador Néviton esclarece que seu intuito também é incluir o teste no protocolo clínico de atendimento, “da mesma maneira que são realizadas as ações para medir a pressão arterial, a freqüência respiratória e a temperatura de pacientes, o teste deve ser realizado nas crianças”.

Segundo os médicos as manifestações iniciais da doença, em crianças, é muitas vezes inespecífica, parecida com aquelas causadas pelas infecções virais. Se o diagnóstico não for feito a tempo, a criança receberá no momento do atendimento, por via oral ou através da veia, a solução contendo glicose ou sacarose. Isso agravará sua situação, aumentando o risco de complicações mais graves ou mesmo a morte.

“A dosagem sistemática e obrigatória da glicemia nas crianças que derem entrada ou se registrarem na rede pública de saúde, mesmo com um diagnóstico de desidratação, é a melhor saída para evitar maiores problemas”, frisa o parlamentar.

De acordo com o texto do PL, também caberá à Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, promover campanhas na cidade, com o intuito de esclarecer à população a respeito da importância e da necessidade de realizar o teste. Além disto, o órgão deverá afixar cartazes nos locais de atendimento, informando sobre o exame.

Sobre o Teste:

O teste de Glicemia Capilar é um teste simples e barato, realizado através de um furinho na ponta do dedo, que permite medir na mesma hora, os níveis de glicose. Atualmente este teste é a principal forma de verificar a quantidade de glicemia no sangue, mas pela sua falta, diagnósticos podem ser equivocados, provocado a morte de crianças e adultos ou deixando seqüelas pela falta do procedimento adequado. 


Luciana Oliveira Pereira em colaboração com a equipe do gabinete



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
21/04 - Indicação de vereador garante limpeza de área verde
21/04 - Vereador Eduardo Magalhães apresenta indicações solicitando serviços em bairros de Cuiabá
21/04 - Empreendedorismo feminino é incentivado com projetos de Maysa Leão
20/04 - Vereadora Michelly pede prioridade de vacinação para gestantes
20/04 - Vidal pede revitalização de creche, implantação de linha de ônibus e saneamento básico em três bairros de Cuiabá
20/04 - Juca do Guaraná Filho participa da posse da nova diretoria COMEC
20/04 - “Provamos que o lockdown é uma medida efetiva”, diz secretária de saúde de Araraquara (SP)
20/04 - Câmara aprova projetos de lei em primeira votação na sessão desta terça
20/04 - Vereador sugere que escolas municipais sejam utilizadas como pontos de vacinação
20/04 - Maysa Leão visita ponto de vacinação na ALMT e pede utilização da 2ª dose em quem ainda não foi imunizado
20/04 - Após luta de vereador, Agentes de Trânsito e de Fiscalização são vacinados contra a Covid-19
20/04 - 14 bairros de Cuiabá recebem indicações do vereador Eduardo Magalhães
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.