Início
NOTÍCIAS
30/06/2016
Vereador Maurélio comemora festejos de São Benedito, agora Patrimônio Cultural Imaterial de Cuiabá
SEC
Igreja de São Benedito
Os festejos de São Benedito, o santo protetor de Cuiabá, iniciaram-se no dia primeiro de maio e seguem até este domingo (03 de julho), com a Grande Festa de Louvor ao Santo. Mas, apesar da festa já ser centenária, já que oficialmente ocorreu a partir da criação do Estatuto da Irmandade, em 1897, este é o primeiro ano em que a festa é realizada como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial.

O vereador Maurélio Ribeiro (PSDB), muito ligado às tradições cuiabanas, apresentou o projeto de lei no ano passado para que a festa obtivesse patamares mais elevados e, a partir de agora, a festa é mais do que tradicional, já sendo considerada um patrimônio da cidade.

“A festa de São Benedito mostra toda a força de um homem simples que se tornando santo, representa muito bem a nossa gente, por isso, temos tanta devoção a ele. Além disso, a festa reúne crença e cultura, valorizando tanto nossos aspectos religiosos, culturais como gastronômicos. Transformar esta celebração em patrimônio cultural imaterial é perpetuar a festa, que tem raízes desde a época da escravidão e, que por possuir tanta força, chegou até os dias atuais. Na verdade, com a lei, queríamos fortalecer cada vez mais nossa tradição cuiabana”, comemora Maurélio.

Nesta quinta-feira (30), se inicia o primeiro dia do tríduo que além dos aspectos religiosos, promove as festividades que acontecem ao largo da paróquia e costuma agregar milhares de pessoas. A partir das 19h as barracas de alimentação já estão disponíveis aos que apreciam a culinária cuiabana e, ás 19h30 se inicia as apresentações culturais.

São Benedito

Apesar da festa ser oficializada em 1897, com aprovação do diocesano Dom Carlos Luiz D´Amour, quando somente as famílias abastadas podiam participar e, eram as responsáveis por  manter a igreja e a própria festa, desde 1721, os escravos já homenageavam São Benedito com festas e oferendas, tendo o santo como símbolo de luta e fé.



Luciana Oliveira Pereira – Secom CMC


Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
07/12 - Vereadores cuiabanos votam projetos de lei, requerimento e pareceres na sessão desta terça-feira
07/12 - Câmara derruba 4 vetos e aprova 3 projetos de lei
07/12 - Audiência pública discute políticas de combate à violência contra meninas e mulheres em Cuiabá
07/12 - Maysa Leão apresenta projeto de Lei que assegura acompanhante para gestantes autistas e cria Dia Municipal da Igualdade Feminina
07/12 - Projeto de Marcrean instiui a Feira Palácio dos Pets no Tia Nair
07/12 - Após audiência, governo e Prefeitura analisam proposta de acordo
30/11 - Estatuto da igualdade racial, de Edna Sampaio, será sancionado pela prefeitura
29/11 - Dr. Luiz Fernando convida Urologista para ministrar palestra sobre Câncer de Próstata no TCE
28/11 - Câmara conclui a implantação da DCTFWeb
28/11 - Câmara vota pauta com 10 itens em Sessão Ordinária
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.