17/08/2016
Câmara de Cuiabá começa implantação de Protocolo que possibilita acompanhamento on line
Luciana Oliveira Pereira - Secom CMC
Curso sobre implantação do novo sistema de Protocolo
Requerimentos, certidões, convites e ofícios, entre outros documentos protocolados na Câmara de Cuiabá passarão a ter sua tramitação através de um sistema de tecnologia, que permitirá um acompanhamento on line por parte do solicitante.

Qualquer cidadão que chegar ao Protocolo da Câmara terá seu processo inserido no Sistema Integrado de Gestão Municipal - SIGPM, assim, a solicitação entra no sistema que gera um número que servirá de acesso ao usuário. O cidadão receberá por e-mail um aviso do processamento de sua solicitação, com o prazo para o recebimento da resposta e, dependendo do tipo de documentação requerida, o usuário poderá ter acesso a ele, sem a necessidade de sair de casa.

O sistema, que está em fase de implantação, servirá a todas as secretarias da Câmara, bem como a cada gabinete parlamentar, contudo, cada setor somente terá acesso ao que foi direcionado a si, garantindo maior sigilo aos processos e informações.

Vera Borba, representante da empresa que está implantando o sistema e está no mercado mato-grossense há mais de 15 anos, acredita que a população terá muitos ganhos com este novo instrumento, que vem se tornando uma necessidade nas instituições públicas.

“A tecnologia permite mais integridade de informações e agilidade nos processos, assim, a Casa ganha, mas a população ganha muito mais, pois poderá através do próprio celular acessar o sistema e acompanhar seu processo”, garante a coordenadora de suporte da Gextec.

Este sistema propicia diminuição no tempo de tramitação, evita o uso de papéis e impressões, além de melhorar o direcionamento das demandas, pois a solicitação vai diretamente para o setor envolvido. Outra possibilidade é de um maior controle sobre o gerenciamento das demandas que chegam à Câmara e dos resultados ofertados ao cidadão. Isso possibilita a detecção de falhas e a busca de uma maior eficiência. Inclusive, o próprio sistema alerta quando prazos de resposta estão sendo expirados.

O gestor de Recursos Humanos da Câmara, Márcio Daima, explica que o sistema ainda passa por fase de teste e implantação, sendo que a expectativa da Casa é de que em até 30 dias, o sistema esteja em pleno funcionamento.

“Agora teremos maior garantia do que foi protocolado e do andamento dos processos, poderemos fazer um acompanhamento mais eficaz, além disto, o sistema representa mais agilidade e transparência não só para a Casa, mas, principalmente, para a população”, frisou Daima.

Luciana Oliveira Pereira – Secom CMC