15/09/2016
Presidente da Câmara participa de audiência pública para implantação da Casa da Mulher Brasileira em Cuiabá
Secretaria de Comunicação da AL
Haroldo Kuzai junto a Lindinalva Rodrigues, Fátima Pelaes, Janaina Riva e Jamilson Campos
Aconteceu nesta quinta-feira (15), na Assembleia Legislativa, a audiência pública para discutir a importância da Casa da Mulher Brasileira e os detalhes sobre a implantação destes serviços no Estado. O evento é fruto de um requerimento da deputada estadual Janaina Riva (PMDB).

A Casa da Mulher Brasileira faz parte de um programa do Governo Federal, sob a coordenação da Secretaria de Políticas para as Mulheres e seu objetivo é prestar atendimento humanizado às mulheres que passam pelos diferentes tipos de violência.

A Casa agrega em um único espaço serviços especializados para que as vítimas tenham condições de enfrentar a violência, gerando empoderamento e garantindo autonomia econômica, através de cursos profissionalizantes.

Como a casa reúne serviços psicossociais e os aparelhos legais e jurídicos, como a Delegacia Especializada, Juizado, Ministério Público e Defensoria Pública, representantes destas instituições falaram sobre como irão contribuir com esta nova modalidade de atenção ás mulheres.

A Secretária Nacional de Políticas para as Mulheres, Fátima Lúcia Pelaes, falou sobre como deve ser o funcionamento da Casa, além de mostrar dados sobre a violência que a mulher brasileira vem enfrentando.

Além disto, Fátima destacou a importância da Câmara de Vereadores de Cuiabá no acompanhamento do cotidiano dos serviços, assim como na sua implantação, que ainda não tem data marcada, mas será instalada num terreno dentro do Centro Político Administrativo (CPA), ficando sob a responsabilidade do Estado.

Já a deputada Janaina Riva (PMDB) ressaltou o fato de ser “a primeira vez que a Câmara Municipal participa de uma audiência para discutir ações voltadas para o atendimento ás mulheres”.

Haroldo Kuzai, presidente da Câmara de Cuiabá, fez questão de participar das discussões, “uma vez que a Casa será sediada em nosso município e estamos atentos ao infeliz crescimento dos índices de violência contra a mulher, apesar das conquistas femininas e da luta que vêm sendo travada pela igualdade de direitos entre homens e mulheres”, ressaltou Kuzai.

Preliminarmente as discussões se voltaram a um maior conhecimento dos serviços que a casa oferecerá e como cada ente, que a comporá, estará realizando seu trabalho. Importante frisar que a instalação da Casa da Mulher em Cuiabá somente será possível, através da Emenda do Deputado Federal Carlos Bezerra (PMDB), totalizando R$ 22 milhões de Reais.

Entre os que participaram da audiência estiveram o secretário Valdiney Arruda - da Secretaria de Trabalho e Assistência Social a Promotora de Justiça, Lindinalva Rodrigues o juiz da Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Jamilson Haddad Campos, a ex-deputada Tete Bezerra, representantes da Delegacia Especializada, deputados, entre outras autoridades.

Sobre a CASA da MULHER:
A Casa irá oferecer atendimento total às mulheres vítimas de violência, desde o acolhimento, serviço de triagem, apoio psicossocial, além do aparato jurídico. Outro aspecto importante é a preocupação com as crianças, por isso, a instalação de brinquedoteca, alojamento de passagem e uma central de transportes.

Luciana Oliveira Pereira – Secom CMC

Fotos Relacionadas