12/06/2008
Luta pela chegada do transporte ferroviário é discutida na Câmara
No grande expediente da sessão ordinária desta quinta-feira (12), o vereador Francisco Vuolo (PR) falou sobre o reconhecimento que ele como presidente do Fórum Pró-Ferrovia recebeu do presidente da Agência Nacional dos Transportes Ferroviários (ANTF), Júlio Fontana Neto, durante a terceira edição do seminário “Brasil nos Trilhos” em Brasília realizado nesta quarta-feira (11).

Vuolo afirmou que a medalha do mérito nacional do transporte ferroviário concedida a ele e ao Fórum serve como estímulo para continuar lutando para que a ferrovia chegue à Cuiabá. “Não podia deixar de dividir com a imprensa que sempre foi uma aliada nesse processo. O reconhecimento demonstra que estamos no caminho certo. Esse mérito irá trazer para toda a região um futuro promissor”, afirmou.

Segundo Vuolo, o diretor geral do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transporte (DNIT), Luiz Antonio Pagot, garantiu durante o Seminário que existe a possibilidade real de inaugurar o terminal ferroviário em Rondonópolis até 2010. Se isso acontecer realmente, comentou Vuolo, será um passo para chegar à Cuiabá.

De acordo com o vereador republicano, Alto Araguaia é um exemplo de desenvolvimento gerado pela chegada da ferrovia. O município recebeu a ferrovia em 2003 e de lá pra cá entrou para os 100 municípios brasileiros com o maior índice de PIB de crescimento.

No pequeno expediente, a vereadora Enelinda Scala (PT) solicitou em suas indicações a cobertura dos pontos de ônibus, a regularização fundiária e a limpeza de terrenos baldios do bairro Novo Paraíso II. Francisco Vuolo (PR) indicou a limpeza de terrenos no Residencial Coxipó e a divulgação do calendário escolar em escolas e creches para melhor orientar os pais quanto a programação de atividades, feriados e férias. Lúdio Cabral (PT) indicou a instalação de redutor de velocidade no Jardim Aroeira e apresentou requerimento que cobra do prefeito Wilson Santos a assinatura e publicação do Decreto que nomeia os Conselheiros eleitos a algum tempo do Conselho Municipal de Educação.

Ainda no pequeno expediente, o vereador Mário Lúcio (PMDB) fez apelo à Mesa Diretora da Câmara para adaptar as instalações do prédio de forma a possibilitar o acesso dos portadores de deficiência física.

Na Ordem do dia, foram aprovados em regime de urgência o Projeto de Lei do vereador Francisco Vuolo (PR) que institui o Dia da Festa de Santos Antônio e o inclui no calendário oficial do município de Cuiabá e o Projeto de Lei do vereador Lúdio Cabral (PT) que denomina de Praça dos Amigos a Praça do CPA III, Setor IV que será inaugurada hoje (12), às 18h. Vuolo afirmou que de maneira nenhuma o seu projeto de lei aprovado transfere a responsabilidade da realização da festa para a prefeitura. “O seu objetivo é facilitar a capitação de recursos”, justificou.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Glaucia Colognesi