19/10/2016
Projeto de lei busca acabar com cobrança de ingresso em futebol amador
Rafael Martine - Secom CMC
Vereador Paulinho Brother
Na semana passada, o vereador Paulinho Brother (sem partido) apresentou o projeto de lei na Câmara de Cuiabá, com o intuito de acabar com a cobrança de ingressos em campeonatos de futebol amador, que vêm acontecendo nos mini estádios da Capital.

O vereador afirma que chegando às semi-finais e finais dos campeonatos, organizadores começam a cobrar ingresso, no valor que varia entre R$5,00 a R$10,00.

“Os organizadores alegam que a liga é independente, e realmente são, mas os mini estádios são espaços públicos, além disto, estamos falando em campeonatos de futebol amador, onde amigos, vizinhos e familiares se confraternizam e buscam seu lazer. É um absurdo essa cobrança”, contesta Brother.

A redação da Constituição Federal, em seu artigo 6°, é muito clara e coloca o lazer como direito social de qualquer pessoa: “são direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição”, logo, não se pode obstar qualquer cidadão de participar destes eventos, a partir de cobrança por qualquer ordem financeira.

O vereador frisa ainda que os mini estádios são áreas de lazer de uso comum da população, podendo ser utilizado por todos, em igualdade de condições.

Luciana de Oliveira Pereira – Secom CMC