Início
NOTÍCIAS
26/01/2017
Câmara abraça Janeiro Branco
Ednei Rosa - Câmara Municipal de Cuiabá

Nesta quinta-feira – 26 de janeiro, integrantes do Movimento Janeiro Branco foram recebidos pelo Presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Justino Malheiros-PV. Por iniciativa do vereador Abílio Júnior-PSC, eles se reuniram na presidência da Casa, onde expuseram os objetivos do movimento.

Liderado pela Psicóloga Camila Fernandes, com dez anos de profissão, Janeiro Branco pretende lançar alertas à sociedade sobre a importância das pessoas cuidarem melhor da saúde emocional “hoje é mais comum a pessoa tratar do corpo físico. Mas a própria vida moderna pressiona o ser humano emocionalmente. A evolução tecnológica exige mais pressa, mais atenção em tudo, isso gera ansiedade, o que reflete nas ações diárias das pessoas ”, exemplificou.

O presidente Justino Malheiros disponibilizou os espaços da Câmara, onde poderão ser realizadas audiências públicas e outros eventos pelo Movimento. O vereador Abílio Júnior  destacou a necessidade de criar uma agenda-calendário para ser desenvolvida o ano todo, com a realização de reuniões, visitas à órgãos e autoridades, buscando envolver o maior número de interessados em participara e apoiar ações do grupo.

Citando a depressão, Malheiros destacou que essa iniciativa é importante para que a sociedade tenha acesso a informações sobre saúde mental e procure dar a importância que ela realmente possui, “a depressão atinge grande número de pessoas e não pode ser vista como preguiça, ou um traço de vaidade. É, na verdade, uma doença que leva até ao suicídio”.

O acadêmico de Psicologia, José Marcondes, o Muvuca, ativista do Movimento, explicou que o suicídio é um problema mundial, e o Brasil está presente entre os países com maior índice de suicidas. “Apesar disso, os problemas emocionais ainda são vistos com bastante reserva e até preconceito. Quadro que impede que o indivíduo reflita sobre seu psiquismo e acabe desenvolvendo comorbidades, que levam aos atos extremos .”

A Câmara e o Movimento Janeiro Branco se propuseram a elaborar uma lei que torne o mês de janeiro um período dedicado ao desenvolvimento de ações  no sentido de possibilitar que a sociedade tenha maior acesso a informações sobre doenças emocionais. “Assim como existe o Outubro Rosa, o Maio Amarelo e outras datas,  precisamos dar mais destaque ao Janeiro Branco. Esse foco vai dar maior visibilidade às ações”, observou.

O Movimento Janeiro Branco nasceu na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, em 2014. Hoje alcança países como o Japão, Portugal, Luanda e Estados Unidos, na cidade Boston. Essa presença internacional é resultado das ações dos multiplicadores, pessoas e entidades que abraçam a causa e divulgam o trabalho do grupo.


 Etevaldo D´Almeida - Câmara Municipal de Cuiabá 



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
17/04 - Nota de pesar | Dr. João Batista
16/04 - Vereador Dr. Luiz Fernando propõe PL para tornar obrigatório o exame do quadril para recém-nascido
16/04 - Bairro Alvorada receberá serviço de cata-treco após indicação do vereador Sargento Joelson
16/04 - População pode opinar sobre PL do Estatuto da Igualdade Racial até maio
16/04 - Comissão discute ações de combate aos abusos e consumo de drogas lícitas e ilícitas por crianças e adolescentes
16/04 - Nota de pesar | Célio Fúrio
15/04 - Câmara prorroga regime de teletrabalho até 19 de abril
15/04 - Câmara autoriza Cuiabá a participar de consórcio intermunicipal de saúde
15/04 - Tratamento de pacientes oncológicos e combate à discriminação racial foram temas discutidos na Tribuna Livre
15/04 - Juca apresenta indicações de limpeza, manutenção de boca de lobo e iluminação pública para bairros de Cuiabá
15/04 - Emenda de Vidal pede celeridade em atendimento de pacientes suspeitos de TEA e Síndrome de Down
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.