Início
NOTÍCIAS
20/06/2008
Metrologistas têm sessão solene pelo dia do profissional
Secom CâmaraCbá/Fablício Rodrigues
Vereador Lutero presidiu a sessão
Em sessão solene pelo “Dia do Metrologista”, comemorado no dia 26 de junho, o presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Lutero Ponce (PMDB) homenageou 63 profissionais do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), com moções de aplausos e de congratulações, em decorrência dos grandes feitos pela sociedade, dentro da instituição. A unidade localizada em Cuiabá, há 10 anos, segundo o parlamentar é hoje referência nacional em virtude da excelente atuação da equipe. O evento aconteceu no Plenarinho Ana Maria do Couto, da Casa de Leis, na noite desta quarta-feira (18).

Lutero, que teve seu primeiro cargo público no Instituto, enfatizou o quanto aprendeu na instituição, como profissional e disse ser muito grato pelos anos que teve à frente do Inmetro. Durante a sessão, Lutero contou a história do Instituto, desde a sua chegada na capital e sobre as equipes que se formaram ao longo dos 10 anos de história.

Segundo pesquisas, o Instituto localizado na capital ocupa hoje o quarto lugar no ranking, em referência nacional e, em breve, profissionais de Cuiabá receberão até prêmios, no Rio de Janeiro, pelo trabalho desenvolvido na unidade local. Fizeram parte da Mesa, presidida por Lutero, os convidados: João Henrique de Moraes, metrologista; Rogério Ponce de Arruda, da Associação dos Metrologistas; René Rodrigues, diretor de fiscalização; Marluce Dias Fanaia, técnica metrológica; Augusto César Barbosa, diretor de avaliação; e Carlos Avalone, deputado estadual.

O evento serviu ainda, para informar aos presentes, quanto ao avanço do trabalho e pesquisas realizadas na unidade local e que tem servido de referência nacional. Os homenageados receberão moções de aplausos e congratulações das mãos de Lutero.

História: O dia do metrologista é uma referência ao dia 26 de junho de 1862, quando o então imperador Dom Pedro II introduziu no Brasil, através da Lei número 1.175, o Sistema Métrico Decimal, a partir do Sistema Métrico Francês. Todas as atividades relacionadas à adoção desse sistema, precursor do atual Sistema Internacional de Unidades, levaram à criação, em 1961, do Instituto Nacional de Pesos e Medidas e, em 1973, do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, o Inmetro.
Durante o primeiro Império foram feitas diversas tentativas de uniformização das unidades de medida brasileiras, mas apenas em 26 de junho de 1862, Dom Pedro II promulgou a Lei Imperial nº 1157 e com ela, oficializou em todo o território nacional, o sistema métrico decimal francês. O Brasil foi uma das primeiras nações a adotar o novo sistema, que seria utilizado em todo o mundo. Com o crescimento industrial do século seguinte, fazia-se necessário criar no país instrumentos mais eficazes de controle que viessem a impulsionar e proteger produtores e consumidores.

Em 1961 foi criado o Instituto Nacional de Pesos e Medidas (INPM), que implantou a Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade, os atuais IPEM, e instituiu o Sistema Internacional de Unidades (S.I.) em todo o território nacional. Logo, verificou-se que isso não era o bastante. Era necessário acompanhar o mundo na sua corrida tecnológica, no aperfeiçoamento, na exatidão e, principalmente, no atendimento às exigências do consumidor. Era necessário a Qualidade. Em 1973, nascia o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, o Inmetro, que no âmbito de sua ampla missão institucional, objetiva fortalecer as empresas nacionais, aumentando a sua produtividade por meio da adoção de mecanismos destinados à melhoria da qualidade de produtos e serviços.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Gleid Moreira



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
17/04 - Nota de pesar | Dr. João Batista
16/04 - Vereador Dr. Luiz Fernando propõe PL para tornar obrigatório o exame do quadril para recém-nascido
16/04 - Bairro Alvorada receberá serviço de cata-treco após indicação do vereador Sargento Joelson
16/04 - População pode opinar sobre PL do Estatuto da Igualdade Racial até maio
16/04 - Comissão discute ações de combate aos abusos e consumo de drogas lícitas e ilícitas por crianças e adolescentes
16/04 - Nota de pesar | Célio Fúrio
15/04 - Câmara prorroga regime de teletrabalho até 19 de abril
15/04 - Câmara autoriza Cuiabá a participar de consórcio intermunicipal de saúde
15/04 - Tratamento de pacientes oncológicos e combate à discriminação racial foram temas discutidos na Tribuna Livre
15/04 - Juca apresenta indicações de limpeza, manutenção de boca de lobo e iluminação pública para bairros de Cuiabá
15/04 - Emenda de Vidal pede celeridade em atendimento de pacientes suspeitos de TEA e Síndrome de Down
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.