02/02/2017
Bussiki usará experiência para fiscalizar e exigir transparência do Executivo
Assessoria

O vereador e segundo-secretário da Mesa Diretora da Câmara de Cuiabá, Marcelo Bussiki (PSB),  garantiu que vai usar sua experiência nas áreas de auditoria e controladoria para exigir transparência das ações do Executivo Municipal. O compromisso foi firmado nesta quinta-feira (02), durante a abertura dos trabalhos da 19ª Legislatura.

O conhecimento técnico como auditor do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e a experiência adquirida durante sua permanência à frente da Controladoria Geral do Município, na gestão do prefeito Mauro Mendes, serão essenciais para realizar a fiscalização das ações do Executivo, bem como o fomento do controle social.

"Queremos mostrar o poder que o cidadão tem nas mãos. Por isso, além de atuar no controle externo, papel que deve ser exercido pela Câmara, vou estimular e fomentar o controle social, o interesse do cidadão em participar das discussões das peças orçamentárias, que acabam tendo influência direta na vida de todos", afirmou.

Marcelo Bussiki foi responsável por implantar a Lei de Acesso à Informação e o Cadastro de Impedidos na Prefeitura de Cuiabá - que registra pessoas físicas e jurídicas que possuam alguma irregularidade no que diz respeito à execução de convênios, contratos de repasse, termos de parceria e prestação de contas.

Além disso, implantou a Lei da Ficha Limpa, que dispõe sobre a contratação de servidores de cargos comissionados na administração municipal, além do novo Portal da Transparência da Prefeitura de Cuiabá.

Todas essas ações possibilitaram que Cuiabá ficasse em 5º lugar entre as capitais com melhor índice de transparência pública, segundo o Ranking Nacional da Transparência do Ministério Público Federal.

“Baseado na transparência e na moralidade, é como pretendo trabalhar dentro desta Casa de Leis. Tenho conhecimento das dificuldades do Executivo, por ter sido controlador porém, sou um vereador que vem da área de controle externo e acredito que posso colaborar para que haja clareza na prestação de contas, despesas e licitações do Executivo. Esta será uma de nossas prioridades”, afirmou.

Assessoria de Imprensa do vereador Marcelo Bussiki

Karine Miranda - (65) 9 9262-4101