Início
NOTÍCIAS
10/03/2017
Projeto de Lei obriga estabelecimentos a inserir símbolo do autismo em placas de atendimento prioritário
Ednei Rosa - Secom CâmaraCbá
Vereador Juca do Guaraná
O vereador Juca do Guaraná Filho (PTdoB) apresentou Projeto de Lei que obriga os estabelecimentos de Cuiabá a inserir o símbolo mundial da conscientização ao transtorno do espectro autista em suas placas indicativas de atendimento prioritário. A proposta também é assinada pelo líder do Governo na Câmara, Lilo Pinheiro (PRP).  
 
O projeto exige que os estabelecimentos públicos e privados como supermercados, bancos, farmácias, restaurantes, lojas comerciais entre outros fixem o símbolo, uma fita feita de quebra-cabeça colorida, nas placas para orientar as pessoas com autismo ou responsáveis sobre o benefício. 
 
A proposta sugere a emissão de documento aos portadores de autismo, a fim de garantir, em casos de situações recriminatórias e possíveis recusas de atendimento, os seus direitos.
 
De acordo com a Lei Federal 12.764/2012 que institui a Política Nacional de Proteção dos Diretos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista no artigo primeiro garante que o autista é considerado pessoa com deficiência. Pela lei, as pessoas com autismo têm direto ao atendimento prioritário, mas muitos estabelecimentos e familiares dos portadores desconhecem o beneficio. 
 
"O projeto pode atuar também como parte de um plano de conscientização da população sobre a existência dessa realidade, assegurando o respeito e o tratamento adequados para estas pessoas", destaca o vereador Juca do Guaraná Filho. 
 
Familiares de pessoas com autismo relatam a dificuldade de entrar em filas prioritárias, pois é difícil de identificar uma pessoa com autismo. E o que acontece com a mãe da pequena Eloísa de apenas 9 anos, Kézia Moraes, que muitas vezes precisa dar explicações sobre a utilização das filas e vagas de estacionamentos prioritários
 
"A gente tem muita dificuldade de conseguir alguns benefícios, pois a criança com autismo não apresenta alteração física, então muitas vezes temos que dar explicações o porquê está utilizando a fila prioritária ou aquela vaga no estacionamento. O projeto é muito importante para facilitar ao acesso a esses serviços", relata.

Da Assessoria de Imprensa 


Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
29/05 - Adevair cobra atendimento preferencial às pessoas com Fibromialgia
29/05 - Comissão de Transporte, Urbanismo e Meio Ambiente aprova projeto que disciplina o uso e ocupação do solo na Capital
28/05 - Câmara aprova RGA para servidores do legislativo municipal com responsabilidade econômica
28/05 - Sala da Mulher promove encontro com participação da Secretária da Mulher de Cuiabá
28/05 - Reforma previdenciária municipal passará pela Comissão de Previdência Social antes de ir a plenário
28/05 - CPI do Saneamento faz oitiva com presidente da ARSEC
27/05 - CPI do Feminicídio discute violência contra a mulher em Cuiabá
27/05 - ARTIGO - CRISE ECONÔMICA E A COVID-19
27/05 - Vereador diz que emendas na Reforma da Previdência podem atrapalhar o acordo entre Executivo e servidores
27/05 - Projeto de lei obriga prefeito a prestar contas durante pandemia da covid-19
27/05 - CCJR emite parecer favorável a projeto que aumenta carga horária dos profissionais de tecnologia da informação
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.