17/03/2017
Vereadores se mostram atentos aos problemas da Capital
Ednei Rosa - Secom/CMC
Na Sessão Ordinária desta quinta-feira (16), o vereador Marcos Veloso (PV) propôs a criação de um fórum parlamentar agregando todas as câmaras municipais das cidades que formam o Vale do Rio Cuiabá onde serão discutidas e tomadas medidas envolvendo esses municípios. Reportando-se à audiência pública do PDDI – Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado, realizado ontem (15), Veloso lembrou que é o governo estadual que está proporcionando esse trabalho, mas “quem vivencia os problemas das cidades é o vereador”. Para ele as câmaras municipais têm o dever de acompanhar e opinar quanto a aplicação das medidas que forem tomadas com relação às cidades.

O vereador Renivaldo Nascimento (PSDB) solicitou ao Governador Pedro Taques que as ações da Caravana da Transformação sejam realizadas também em Cuiabá, para oferecer serviços aos mais necessitados, conforme vem ocorrendo nas cidades do interior. Na sequência da sua fala, Nascimento cobrou celeridade na recuperação da ponte que liga o bairro Praeirinho ao São Gonçalo. O parlamentar reclamou que “uma ponte não pode ficar interditada ad eternum”. Suas críticas se estenderam à área da saúde da Capital, que classificou como “vergonhosa” e onde o que falta é gestão, pois recursos existem.

Em prosseguimento à sessão, o vereador Abílio Júnior (PSC) declarou na tribuna estar “muito preocupado com a cidade no que tange ao valor dado à vida em Cuiabá”, para tratar de questões envolvendo esse tema, Abílio anunciou a realização de audiência pública para ouvir a sociedade. Ele revelou que não considera que bandido bom seja bandido morto, conforme se constata pela opinião de grande parcela da população: “para mim, bandido bom, é o bandido em transformação, aquele que aceita transformar-se em um cidadão de bem”. Em sua fala, o vereador discorreu sobre as responsabilidades pertinentes a cada esfera de governo para tratar da questão violência, para exemplificar a necessidade de atacar problemas dessa área ele informou que “no Dia Internacional da Mulher, 08 de março, em Cuiabá foram registradas 34 ocorrências de violência contra mulheres”.

Ainda sobre o tema violência o vereador Eliseu Nascimento (PSDC) trouxe à tona que no dia de ontem 3 rapazes foram mortos em confronto com a polícia. O parlamentar, oriundo da carreira militar, lembrou que a vida do crime conduz a três caminhos: “cadeia, cemitério ou cadeira de rodas”. Ele, porém, lamentou que famílias venham perdendo seus entes para o mundo do crime e destacou que policiais não trabalham para matar, mas para defender a vida do cidadão de bem.

Etevaldo d Almeida