22/03/2017
Vereador propõe cota de contribuição entre parlamentares para ajudar creches filantrópicas em Cuiabá
Assessoria de Gabinete do Vereador
Vereador Luís Cláudio
O líder do PP, na Câmara de Vereadores em Cuiabá, Luís Cláudio propôs, que cada vereador dê sua cota de contribuição para ajudar a prefeitura de Cuiabá, a reduzir a atual defasagem de cinco mil vagas no ensino infantil. Pela proposta, o vereador acredita atender pelo menos 2.800 crianças em 2018. “O que precisamos é ampliar as estruturas físicas das creches filantrópicas, para que a União mande mais recursos e o município também faça sua parte”, disse Luís que, após o anúncio do prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB), que assegurou o aumento de R$ 40,00 sobre os repasses constitucionais para as creches filantrópicas, que atuam em Cuiabá.

O valor representa 30% do que realmente, as creches necessitam para atender suas demandas diárias, com base de repasse municipal no valor de R$ 135,50, que depois do aumento, terão repasses de R$ 175,00 mensais por crianças assistidas nas 22 entidades filantrópicas.

O reajuste no repasse foi apenas para amenizar as dificuldades, que as creches filantrópicas enfrentam desde o ano passado, quando tiveram recursos diminuídos. Mas elas contarão com aportes gradativos, conforme melhoras na receita da prefeitura. “Tem dinheiro federal, mas precisamos ampliar as estruturas para a realização desses convênios”, disse Luís.

Segundo o vereador a iniciativa parlamentar não passa necessariamente pelo plenário do legislativo. No entanto, o parlamentar deve dar a sua cota de contribuição. “Trata-se de uma iniciativa de política pública, basta que cada um dos vereadores ofertem suas ações neste sentido de querer ajudar o município nesse momento de crise financeira e ao mesmo tempo atender a sociedade”, argumentou Luís.

De acordo com o vereador, as creches filantrópicas exercem as mesmas atividades e atenção das creches municipais, incluindo atividades educativas. “Não muda nada. O carinho, atenção o mesmo nível de profissionais do ensino, então as crianças têm atenção adequada”, disse.

Ao avaliar a situação das creches, Luís Cláudio disse que sem a participação das entidades filantrópicas, o déficit de vagas seria de oito mil vagas no ensino infantil. “O município tem que tratar as creches com maior zelo possível. Aumentar o recurso destinado a cada criança para a manutenção das filantrópicas”, disse.

Para o vereador, mesmo que as políticas públicas avancem no setor, ainda assim, o ensino infantil dependerá das entidades filantrópicas para auxiliar a prefeitura nos ajustes de vagas nas creches municipais. “Precisamos e vamos trabalhar incansavelmente para as melhorias no ensino infantil e para as creches filantrópicas”, afirmou.

O vereador citou a creche Falcãozinho, no bairro Porto, onde serão ampliadas mais 80 vagas, além de continuar na busca de mais repasses financeiros para as entidades filantrópicas. “Sem as creches filantrópicas teríamos pelos menos oito mil crianças fora das escolas no ensino infantil. Então, as filantrópicas são fundamentais nesse processo e devem receber toda atenção possível”, argumentou.