03/04/2017
Sessão solene destaca luta pela conscientização do autismo
Ednei Rosa - Secom/CMC
Pais, mães e profissionais que atuam em prol da conscientização do autismo foram homenageados durante uma Sessão Solene realizada nesta segunda-feira (3), na Câmara de Vereadores de Cuiabá, em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, celebrado no dia 2 de abril.

O autismo é um transtorno neuropsiquiátrico que afeta cerca de 70 milhões de pessoas no mundo inteiro. Uma em cada 68 crianças nascidas é diagnosticada com autismo. Por isso, a necessidade de homenagear e trabalhar em prol da conscientização quanto ao transtorno, segundo o vereador Marcelo Bussiki (PSB), que requereu a realização da sessão.

“Esta sessão é para homenagear e chamar a atenção do Poder Público para a necessidade da capacitação dos profissionais que lidam com o transtorno. É preciso que a administração pública enxergue o mundo azul e nós, enquanto cidadãos, aprendamos a respeitar e acabar com o preconceito ainda existente”, disse.

A solenidade homenageou simbolicamente 52 pessoas, com a entrega de moções de aplausos.  Entre os homenageados está Kelly Viegas, presidente da Associação Mato-grossense dos Amigos dos Autistas (AMA).  Ela reforçou a necessidade de ampliar a divulgação de informações sobre o transtorno, bem como proporcionar à criança autista o aprendizado, a socialização e o convívio saudável com outras crianças.

“Precisamos prestar atenção sobre o autismo, que é mais comum que a aids e o diabetes, juntos. Precisamos assegurar o acesso das famílias ao atendimento, sem perder tempo, visto que o nosso tempo é o mais precioso”, disse.

Ozenira Felix, mãe de André, diagnosticado com autismo, também foi agraciada com a moção de aplausos. Muito emocionada, ela se lembrou da luta até descobrir o transtorno e manter a qualidade de seu filho ao longo de seus 16 anos de vida.

“Fico emocionada de ver quanto conseguimos avançar. Foi uma luta que tomou força em 2014, quando fortalecemos a AMA. Temos ido a todos os Poderes Públicos para que nossas crianças tenham saúde, educação, respeito e inclusão. Esse é só o começo da nossa luta e queremos agradecer o vereador pelo apoio”, afirmou.

Outra homenageada foi Luciana Stuart, médica psiquiatra. Ela atua no cuidado e tratamento de crianças especiais e lembrou o quanto é importante o diagnóstico precoce, para que a criança tenha uma melhor qualidade de vida.

“É muito importante essa participação, para que consigamos avançar cada vez mais, conquistando direitos. O paciente com autismo precisa de diagnóstico precoce, atendimento multiprofissional, nutrição adequada e informações que auxiliam nesse diagnostico, como nós estamos fazendo hoje: levando informação aos que não conhecem nossa luta”, afirmou.

O secretário municipal de Governo, Carlos Roberto da Costa, representando o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (PMDB), afirmou que o Executivo tem consciência das dificuldades e que, dentro de sua política, pretende proporcionar um tratamento mais humanizado às pessoas especiais.

“Saio daqui outra pessoa. Já tenho uma longa caminhada e nunca tinha me atentado a essa preocupação, que todos nós temos que ter. Tem uma parcela da sociedade que precisa de atenção e de respeito. Muitas vezes, jogamos ao Poder Público, mas precisamos entender, enquanto cidadão, o que precisamos fazer”, afirmou.

Fotos Relacionadas