03/07/2008
Rearborização de Cuiabá é tema da tribuna livre
O programa de rearborização de Cuiabá foi tema da tribuna. A livre na última sessão plenária da Câmara Municipal de Cuiabá. Na tribuna livre o gerente de parques e jardins do Horto Florestal, Ronaldo da Costa Marques falou sobre a lei de gerenciamento urbano e a lei de crimes ambientais e os prejuízos de uma arborização inadequada.

Ronaldo explicou aos vereadores que os benefícios das árvores são inúmeros. Elas auxiliam na redução da poluição atmosférica e sonora e reduzem a velocidade dos ventos. Proporcionam refúgio e alimento para os animais da fauna urbana. Melhoram as condições do solo, retém a poeira e ainda influenciam na regularização do clima e das chuvas. Proporcional diminuição da temperatura e, é claro deixam as cidades mais bonitas. ”Por isso, arborização em vias públicas é uma necessidade para todos os seres vivos”, disse.
Apesar de todos os benefícios se as arvores forem plantadas em locais inadequados, podem trazer prejuízos a toda sociedade, como, por exemplo, interferências na iluminação pública até no fornecimento de energia.

Conhecer o tipo de árvore que pode ser plantada em cada local de via pública é muito importante.
A solicitação de poda ou erradicação de árvore em vias públicas deve ser feita no protocolo central da Prefeitura Municipal de Cuiabá. As podas ornamentais, feitas constantemente, evitam problemas decorrentes do desenvolvimento da copa, como danos na rede elétrica.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Roseli Cordeiro