08/07/2008
Vereador acusa o executivo de plágio e cidadão sugere Moção de Repúdio
Secom CâmaraCbá/Fablício Rodrigues
Vereador Luiz Poção - 1º Secretário da CÂmara Municipal de Cuiabá
O vereador Luiz Poção (PP) acusou o prefeito Wilson Santos de plágio em sessão ordinária desta terça-feira, 08 de julho, na Câmara Municipal de Cuiabá. Segundo ele, o projeto “Escola com Saúde”, apresentado pelo prefeito por meio da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Educação, é similar a projeto de sua autoria vetado em 2005 que estabelecia a obrigatoriedade de se fazer exames como de vista, audição, odontológicos entre outros em alunos da educação básica da rede pública municipal no início de cada ano letivo.

Irritado, Poção questionou o prefeito. “Por que um projeto que não teve importância em 2005, tem agora a três meses das eleições?”, indagou. “Não poderíamos ficar calados diante do plágio de um projeto tão importante. A essência desse projeto é similar ao meu”, afirmou.

De acordo com Poção, quando o seu projeto foi apresentado, em 29 de agosto de 2005, foi considerado inédito no país. O vereador contou ainda como surgiu o seu projeto. “Tivemos problemas com alunos que não acompanhavam as aulas por problemas de audição e apresentamos o projeto para que fosse feita essa checagem nas salas de aula e que fossem feitos os tratamentos preventivos”, afirmou.

Ainda no grande expediente, o vereador Mário Lúcio (PMDB) leu carta enviada por morador do bairro Goiabeiras, identificado como Edson, no último dia 4, por meio do link “Espaço Cidadão” do site da Câmara. Na carta, o morador sugere que o prefeito Wilson Santos receba Moção de Repúdio pela falta de acessibilidade dos deficientes físicos no Centro da Cidade. Em trecho da carta, o morador reclama por ficar “encalhado” e não poder subir nas calçadas no Centro e correr risco de morte ao ter que transitar entre os carros.

Apesar da crítica ao prefeito, Edson elogiou a estrutura do parque de Exposição da Associação de Criadores de Mato Grosso (Acrimat), local onde está sendo realizada a 44ª Expoagro, e sugeriu Moção de Aplauso ao presidente da Associação, Mário R. Cândia de Figueiredo. Segundo Edson, o acesso do Parque está de parabéns. “Não tem mais escadas sem rampa de acesso e todos os meios fios são rebaixados nas esquinas”, diz trecho da carta.

Em contrapartida às críticas feitas ao prefeito, o vereador Edivá Alves (PSDB) apresentou os prêmios recebidos pela prefeitura de Cuiabá. Entre eles, os prêmios Prefeito Amigo da Criança concedido pela Fundação Abrinq, da revista RDM de Gestão Pública e do Sebrae de Prefeito Empreendedor.

Segundo Edivá, na gestão do prefeito Wilson Santos o Índice de Educação Básica (IDEB) de Cuiabá também teve avanços consideráveis, passou de uma média de 3.2 para 4.2. “Cuiabá encontra-se em desenvolvimento, portanto os fatos e os feitos que enaltecem a cidade precisam ser citados”, garantiu o líder do prefeito.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Glaucia Colognesi