Início
NOTÍCIAS
12/05/2017
MPE faz palestra para combater violência contra a mulher
Rafael Martine - CCRH/CMC
A convite da Coordenadoria de Cultura da Câmara o Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher em Cuiabá realizou palestra nesta manhã (12), a partir das 09 horas, no Plenário Ana Maria do Couto, na Câmara Municipal de Cuiabá, visando difundir ações de combate à violência contra a mulher, através do debate de questões que envolvem um comportamento culturalmente machista, que coloca a figura masculina em posição de superioridade frente à mulher.

A palestra  - Homens que agradam, não agridem - tem caráter preventivo e educativo e visa mudar comportamentos por meio de reflexões das atitudes tomadas no dia a dia, incorporadas por relações sociais que privilegiam a supremacia do homem. Essas atitudes são “impostas” por frases como homem que é homem não chora e outras que vão se incorporando nas ações e de forma imperceptível buscam definir o que seriam um homem e uma mulher, idealmente.

A palestra foi concebida para alcançar o público em geral e por enquanto já foi realizada apenas nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande, em escolas e na Academia de Polícia. Quem quiser receber a palestra basta entrar em contato com o site lindinalvarodrigues.com.br.

Em Mato Grosso, entre março de 2016 e 2017, foram registrados 79 casos de feminicídio consumados ou tentados. A cidade Rondonópolis detém os maiores números de casos.

O Dossiê Violência contra as Mulheres, elaborado pela Fundação Perseu Abramo e divulgado em 2010, apontou que uma em cada cinco mulheres afirmou ter sofrido algum tipo de violência cometida por algum homem conhecido ou desconhecido.

Dentre os tipos de violência registrada pela Abramo, destacam-se a violência doméstica e familiar, violência sexual, feminicídio, violência de gênero na internet, violência contra mulheres lésbicas, bi e trans e violência e racismo.

O Núcleo é coordenado pela Promotora Lindinalva Rodrigues e recebe suporte através de parcerias do Estado de Mato Grosso, Assembleia Legislativa – via Sala da Mulher -, TCE e SETAS.

Na Câmara a palestra foi realizada pelas servidoras Renata Teixeira, Assistente Social pelas Psicólogas Fernanda Denadai e Cristina Mendonça, com auxílio da Assistente Ministerial Heckyelly Rocha e do Técnico Administrativo Luís Mário.

SECOM – CÂMARA DE CUIABÁ
Etevaldo d´Almeida



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
26/05 - Artigo/ A Ponte da Confusão repercute na Câmara Municipal
26/05 - Câmara fará Sessão Solene para homenagear aos Festeiros do "SENHOR DIVINO” de 2017
26/05 - Vereador Abilio Junior cria programa ‘Escola sem partido’
26/05 - Para Marcrean CAB abusa do trabalhador de baixa renda. “Esta empresa majorou os serviços, e nada fez para melhorar o atendimento a população"
26/05 - Sargento Joelson propõem que todos os coletivos de Cuiabá tenham ar-condicionado
25/05 - Vereador Gilberto Figueiredo pede prioridade de vagas em creches e escolas para crianças que sofrem violência
25/05 - A Ponte da Confusão repercute na Câmara Municipal
25/05 - Marcos Veloso apoia campanha de doação de medula óssea e sangue
24/05 - Administração Justino investe na valorização dos servidores da Câmara
24/05 - Gestão fiscal do 1.º quadrimestre de 2017 é tema Audiência Pública requerida pelo Presidente da CFAEO da Câmara
24/05 - Câmara cobra regularidade urgente na coleta de lixo Ecopav alega desequilíbrio financeiro
23/05 - Câmara realiza "Feira Doce Sabor"
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Câmara Municipal de Cuiabá - Praça Moreira Cabral
Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Todos os direitos reservados © 2013 - Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 13:30hs.