14/05/2017
Feirinha Campo D’Ourique inaugura nova opção de eventos culturais em Cuiabá
Brunna Maria - Secom CâmaraCbá
Babu Grafiteiro e o Vereador Felipe Wellaton

Gastronomia, cultura, arte, muito grafite e também boa música. Tudo isso aconteceu na Feirinha do Campo D’Ourique nesta sexta-feira (12), na Travessa da Justiça (fundo da Câmara Municipal). Sem dúvidas, Cuiabá vivenciou uma experiência inovadora no seu centro histórico, em um local que no período noturno, estava abandonado.

A ação foi idealizada e executada pelo vereador Felipe Wellaton (PV) e o Chef Aécio Moreira, proprietário do Restaurante Campo D’Ourique. A intenção é tornar esses locais em fontes de lazer e expressão cultural.

Felipe explicou que a escolha do local para realizar a primeira edição do projeto foi motivada pela referência histórica do espaço e para mostrar que, mesmo ambientes inusitados, podem se tornar locais de lazer.

“Aqui é uma região carregada de muita história cuiabana. Além da referência da Câmara Municipal, estamos próximos da Caixa D’água Velha e do Mercado Municipal. É um espaço de grande importância para sociedade e temos que voltar os olhos para este local ”, ressalta o vereador.

Para Wellaton, Cuiabá tem sido indutora de novas ideias. “Tenho procurado fazer ações de forma simples, de baixo custo e alto impacto, com parcerias privadas, e estamos prontos para promover novas intervenções culturais”.

O Chef Aécio Moreira relembra as histórias de família, que sua mãe e seus tios brincaram durante a infância no Campo D’Ourique. A intimidade com espaço levou o chefe a investir no projeto.

“Tenho uma relação muito íntima com o Campo D’Ourique. Então, veio a ideia de fazer um resgate social, cultural e gastronômico dentro de uma região considerada marginalizada”.

Aécio relata que este formato já ocorre também nas grandes metrópoles como: Rio de Janeiro, São Paulo, Chicago e Nova York.

A jornalista Marília Bonna e o arquiteto Thiago Sinohara estiveram com o Sebo Itinerante no evento. “Achamos fundamental esse tipo de iniciativa. Nós vivemos a cultura, trabalhamos com ela, então queremos ocupar cada vez mais a cidade”, relata Marília.

O vice-prefeito de Cuiabá Niuan Ribeiro também esteve no evento e afirmou que o Executivo está pronto para apoiar iniciativas como esta. José Roberto Stopa,  secretário de Serviços Urbanos da Prefeitura de Cuiabá, também avalizou a ação.

Mais de 1.200 pessoas prestigiaram a primeira Edição da Feirinha D’ Ourique, em um misto de Arte de Rua, Artesões, Food Truck’s e música.

Participaram da feira nomes como: Mary Cakes, Kween Burguer, Bistrô do Churros, A menina do brigadeiro, Rosana Pavão, I <3 Brownie, Nenae – legitimamente árabe, Chef Crepe e o anfitrião Campo D’Ourique, além de lojas de acessórios como Marggoh Acessórios Finos, Antiquário Prado e Tenda dos Brinquedos.

História
O Campo d’Ourique era o local em Cuiabá onde antigamente se castigavam os escravos, e também eram enforcados os condenados pela Justiça. Posteriormente, passou a se realizar as famosas touradas cuiabanas.

Foi construído no ano de 1909 um marco simbólico de alvenaria pelo artesão Júlio Caetano, onde foi gravado as coordenadas geográficas do local.

Mais tarde foi erguido por sobre o marco original um obelisco de aproximadamente 20 metros de altura, todo revestido em mármore branco.

Hoje, a Câmara Municipal está situada em frente ao marco, tornado-se também um ponto histórico.

Elizângela Tenório

Fotos Relacionadas