Início
NOTÍCIAS
18/05/2017
Vereadores discutem instalação de Frente do Rio Cuiabá
Assessoria de Gabinete
Reunião de criação da Frente Parlamentar do Vale do Rio Cuiabá
A criação da denominada Frente Parlamentar do Vale do Rio Cuiabá, formada por vereadores de seis municípios da referida região metropolitana (Cuiabá, Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento, Chapada dos Guimarães, Santo Antônio do Leverger e Acorizal), começou a ser discutida, durante reunião na Câmara de Vereadores de Cuiabá. A ideia é que o grupo ganhe forma jurídica nas próximas semanas.

Para isso, ficou estabelecido que cada Câmara Municipal, através dos respectivos presidentes dos Legislativos, indique oficialmente três vereadores para integrar a formação da Frente Parlamentar. Totalizando assim, 18 cadeiras no comitê, que encontra-se em fase de aparelhamento jurídico, com elaboração e aprovação de estatuto, publicação em Diário Oficial, além da formação e composição da diretoria.

A frente terá a finalidade de acompanhar os trabalhos do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI), os eixos temáticos ao Desenvolvimento Econômico Social e Políticas Setoriais (Educação, Habitação, Saúde, Turismo, Segurança, Lazer e Esporte) Planejamento do uso e ocupação do solo: Mobilidade e Acessibilidade, Preservação e Conservação de Meio Ambiente e Saneamento Ambiental.

“Constituída e instalada, a Frente Parlamentar irá buscar os poderes da esfera estadual, como a Assembleia Legislativa e o Governo do Estado, para participarmos e termos assento nessas discussões. O nosso objetivo não é afrontar o PDDI, pelo contrário, queremos colaborar, pois esse PDDI irá balizar os investimentos para os próximos 10 anos e precisamos permanecer atentos”, analisou o vereador por Cuiabá, Delegado Marcos Veloso (PV), idealizador do grupo de vereadores.

O vereador por Livramento, Manoel Gonçalo de Campos, o Manoelzinho (PSDB) sugeriu que a Frente Parlamentar convide a União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (Ucmmat), presidida pelo vereador por Acorizal, Rafael Piovezan (PP), para somar com o comitê. “Estamos nos organizando em busca da melhoria dos nossos municípios e entendemos que a presença da Ucmmat nos gerará mais força”, apontou Manoelzinho.

Na avaliação do vereador por Várzea Grande, Ademar Jajah (PSDB) a Frente Parlamentar será um “braço” da Assembleia Legislativa nesse propósito de solucionar problemas pertinentes a região metropolitana. “Todos os municípios vão ganhar com essa Frente Parlamentar, como já existe uma frente na Assembleia, seremos um ‘braço’, auxiliando essa comissão que atua na esfera estadual e possui uma abrangência maior de municípios”, avaliou Ademar Jajah.

A próxima reunião do grupo será em Várzea Grande, com data a definir. A expectativa é que cada Câmara oficialize seus indicados, dando continuidade ao processo de implantação da Frente Parlamentar do Vale do Rio Cuiabá. Todos os passos para a criação da Frente Parlamentar serão debatidos e decididos entre os vereadores dos seis municípios.

Contato para a imprensa:
Bruno Garcia: (65) 99908-9777
Adir Ribeiro Carioca: (65) 99215-5106
Gabinete Marcos Veloso: (65) 3617-1543


Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
21/11 - Vereador Orivaldo da Farmácia acompanha recuperação de Ponte sobre o Rio Aricá
21/11 - Alunos do Sesi Escola mostram pesquisas sobre reutilização de água e sobre robótica na Câmara de Cuiabá
21/11 - Colégio de Líderes define membros de CPI, vereador Renivaldo Nascimento diz que: CPI é palanque eleitoreiro e autopromoção de vereadores candidatos
21/11 - Comissões aprovam 12 emendas para o plano plurianual de Cuiabá
20/11 - Autor de Lei municipal do Dia e da Semana da Consciência Negra relembra projeto apesentado na Câmara
19/11 - Nota de Pesar
17/11 - Câmara de Cuiabá homenageia Dia da Consciência Negra e a Luta que representam
17/11 - Câmara recebe o ex-vereador Rinaldo Almeida, autor da lei que instituiu a dia 20 de novembro como feriado municipal
17/11 - Projeto aprovado na Câmara do Rio de Janeiro servirá de base para normatizar fechamento de ruas em Cuiabá
16/11 - Câmara de Cuiabá lembra Dia de Proclamação da República
16/11 - Colégio de Líderes define Membros de CPI
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Câmara Municipal de Cuiabá - Praça Moreira Cabral
Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Todos os direitos reservados © 2013 - Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 13:30hs.