18/05/2017
Vereador Ricardo Saad cria lei para instituir Semana da Saúde do Professor
Ednei Rosa - Câmara Municipal de Cuiabá

Nesta semana o vereador Ricardo Saad (PSDB) apresentou projeto de lei que instituiu a criação da Semana Municipal da Saúde do professor, que tem a finalidade de zelar pela saúde do educador por meio de palestras e exames médicos feitos de forma periódica.

As palestras deverão ser ministradas por profissionais de renomada reputação. E o evento ocorrerá uma vez ao ano, sempre na semana do dia 15 de outubro (Dia do Professor).

Conforme o parlamentar a saúde do professor reflete diretamente no rendimento e na qualidade da educação, “uma vez que o professor saudável é produtivo e motivado em suas ações pedagógicas”, disse.

A Seduc informou que são vários os motivos solicitados para afastamento, entre eles tratamento de saúde, acompanhamento de parentes para tratamento médico, licença-prêmio e readaptação de função.

Porém, o impacto de maior relevância é de afastamento por licença saúde. “Lembrando que nem sempre essas licenças geraram substituições, ou seja, novas contratações”, informaram.

Serão integrados exames obrigatórios para os profissionais da educação, como: exame de sangue oftalmológicos e fonoaudiólogos.

“Reduzir os riscos no ambiente e da organização do trabalho com medidas de controle, avaliação e monitoramento são uns dos principais objetivos que a lei proporciona”, explica Saad.

No geral, os professores deverão consultar-se com psicólogos, em caso de solicitação por parte do educador. E já a escolha de todos os profissionais do corpo de saúde para a realização dos exames ficará a cargo da Secretaria de Municipal de Saúde.

Da assessoria de imprensa.

16/04 - PCDs marcam presença na 5ª Corrida do Legislativo
16/04 - Mário Nadaf entrega honrarias em cerimônia realizada na Câmara