Início
NOTÍCIAS
24/05/2017
Câmara cobra regularidade urgente na coleta de lixo Ecopav alega desequilíbrio financeiro
Assessoria de Gabinete
Vice-presidente da Ecopav Luiz Poggio
Convocado pelo vereador Dilemário Alencar (PROS) para explicar no plenário da Câmara Municipal do por quê da falta de regularidade na coleta de lixo nos bairros de Cuiabá, o vice-presidente da Ecopav, Luiz Poggio, alegou que a precariedade do serviço se dá pelo fato da prefeitura não realinhar os valores do contrato de concessão firmado com a concessionária para a prestação dos serviços de coleta de lixo.
 
“É bem verdade que existe deficiência na coleta. Entretanto, é preciso explicar que isto vem ocorrendo porque nos últimos quatro anos a cidade de Cuiabá cresceu com o nascimento de novos bairros e condomínios. Para termos uma regular coleta é preciso uma frota com 37 caminhões coletores, no entanto, temos apenas 30. O não investimento na renovação da frota e na aquisição de novos caminhões foi devido à perda de faturamento ao longo do contrato, o que provocou desequilíbrio nas contas da Ecopav. É possível um realinhamento financeiro contratual, conforme preceitua a lei 8.666/93. Quero aqui deixar registrado que foi prometido pela gestão do ex-prefeito Mauro Mendes o realinhamento, mas não aconteceu”, alegou o vice-presidente da Ecopav.

Após as explicações do representante da Ecopav, os vereadores fizeram uma série de perguntas e questionamentos. Os parlamentares foram unânimes em cobrar da empresa concessionária uma solução urgente para a regularização da coleta de lixo, pois entendem que a população não pode pagar por erros da concessionária e da gestão do ex-prefeito Mauro Mendes.

“Apesar das alegações do representante da Ecopav, o mesmo confirmou que a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro está com suas obrigações financeiras em dia com a concessionária. Portanto, não podemos permitir que a precariedade na coleta por parte da Ecopav continue. Os vereadores vão cobrar uma solução urgente, seja o atual prefeito fazendo uma pactuação do contrato com essa concessionária ou um contrato emergencial com outra empresa, até que se faça uma nova licitação. O que não pode é milhares de pessoas ficarem com lixos amontoados em frente às suas residências, até o mês de outubro, quando vence o contrato da Ecopav com a prefeitura”, disse o vereador Dilemário.

O valor mensal pago pela Prefeitura de Cuiabá à Ecopav pelos serviços de coleta de lixo é por volta de R$ 1,7 milhão. No município são coletadas por volta de 17 mil toneladas/mês de resíduos sólidos. A convocação do representante da Ecopav foi feita com base no artigo 11 da Lei Orgânica do Município de Cuiabá, onde autoriza  membros do poder legislativo a convocar secretários, diretores de autarquias e de concessionárias de serviço público municipal, a prestarem, pessoalmente, à Câmara Municipal, informações sobre assuntos que afetam o cidadão.

Assessoria de Comunicação do vereador Dilemário Alencar
E-mail: comunicacao.dilemario@gmail.com   Contato: (65) 3617-1580 
Mais informações (65) 9644-5886 e 9990-0979 ou pela FanPage: facebook.com/vereadordilemarioalencar/


Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
27/05 - ARTIGO - CRISE ECONÔMICA E A COVID-19
27/05 - Vereador diz que emendas na Reforma da Previdência podem atrapalhar o acordo entre o Executivo e servidores
27/05 - Projeto de lei obriga prefeito a prestar contas durante pandemia da covid-19
27/05 - CCJR emite parecer favorável a projeto que aumenta carga horária dos profissionais de tecnologia da informação
27/05 - Reforma da previdência será apreciada na sessão desta quinta-feira (28)
26/05 - CCJR analisa projetos nesta quarta (27) ao vivo nas nossas plataformas digitais
26/05 - CPI do Saneamento tem oitiva marcada para esta quarta (27)
26/05 - Vereadores intermedeiam reunião entre Hospital Geral e Secretaria de Saúde
26/05 - Obras de pavimentação asfáltica serão retomadas no Bairro Despraiado
25/05 - CPI da Semob realiza visita técnica na empresa Rodando Legal, responsável pelo recolhimento de carros apreendidos
25/05 - Juca do Guaraná solicita a inclusão de picolezeiros e pipoqueiros no programa ‘Renda Solidária’
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.