Início
NOTÍCIAS
30/05/2017
Vereador Luís Cláudio realizará audiência pública nesta quarta-feira (31) para debater sistema socioeducativo de MT
Brunna Maria - Secom/CMC
O líder do PP, na Câmara de Vereadores de Cuiabá, Luís Cláudio vai rever vários temas ligados ao sistema socioeducativo e suas repercussões na segurança pública nos municípios de Mato Grosso. O debate acontecerá, na quarta-feira (31), às 9 horas, no Plenário do legislativo cuiabano.
 
“Infelizmente, somos testemunhas dessa dura realidade das famílias que têm seus jovens envolvidos com a criminalidade crescente em Mato Grosso e Cuiabá”, disse o vereador que conhece a realidade dos adolescentes reeducandos no Complexo Pomeri, em Cuiabá, através do projeto Dai-Me-Almas da Igreja Católica São Gonçalo Porto.

Censo populacional do IBGE de 2010, que também pesquisou os aspectos da violência, Mato Grosso ocupava o 153º lugar do Brasil, com adolescentes de idade entre 12 a 17 anos, envolvidos com algum tipo de violência. De acordo com os números do IBGE, nesse período, a população jovem era de 326.646, sendo 42,37% de cinco cidades pesquisadas, Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Cáceres e Tangará da Serra.

“Temos mecanismos de atendimento a esses jovens até eficazes em determinados momentos, como provas da recuperação de alguns deles, que se redimem de suas ações criminosas e voltam para a sociedade. Mas pode ser comparada a uma gota no oceano, quando não há o envolvimento da sociedade em geral”, afirmou Luís.

Segundo o parlamentar, o legislativo cuiabano terá a oportunidade de mobilizar a sociedade para o debate desse tema complexo que atinge centenas de famílias e a sociedade no geral indiscriminadamente. “O poder público e os segmentos sociais terão como propor sugestões para melhoria do sistema socioeducativo e seus reflexos para a segurança da população mato-grossense”, justificou.

Atualmente, Mato Grosso conta com oito Centros de Atendimento Socioeducativo distribuídos por regiões, Cuiabá, Cáceres, Barra do Garças, Rondonópolis, Lucas do Rio Verde e Sinop. A média de jovens internados é de 12 até 40 adolescentes infratores, segundo os números do Plano Decenal/2014.

Além do crescimento de jovens infratores existem as dificuldades para a contratação de novos agentes de segurança socioeducativo, a manutenção das estruturas físicas das unidades que atendem os adolescentes. De acordo com o vereador, os problemas são infinitos, mas as atitudes para se encontrar soluções positivas devem ser perseguidas nem que seja para salvar um adolescente do mundo do crime, que nunca foi compensador para ninguém.

“Sabemos que tem sido e será difícil o resgate desses jovens, pois dele depende vários fatores. Mas temos que iniciar um processo de crescimento espiritual e de cidadania para darmos um passo em direção ao restabelecimento desses irmãos. A luta valerá à pena se resgatarmos mesmo que seja um ser humano que se lançou para o mundo do crime”, avaliou.


O quê: Audiência Pública
Por quê: Discutir temas ligados ao sistema socioeducativo e suas repercussões na segurança pública no município
Onde: Plenário das Deliberações
Horário: às 09:00
Quando: 31/05, quarta-feira

Assessoria de Imprensa/Vereador Luís Cláudio
 



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
24/06 - Comissão de Fiscalização realiza audiência pública para prestação de contas do 1º quadrimestre de 2022
24/06 - Relatórios de execução orçamentária e de gestão fiscal são apresentados durante Audiência Pública
24/06 - Vereador propõe indicações de melhorias no asfalto, saneamento, iluminação pública e limpeza
23/06 - Comissão de Fiscalização realiza audiências públicas para apresentação de relatórios
23/06 - Dois depoentes participam de oitiva da CPI da Saúde
23/06 - Câmara analisa projetos e pareceres na sessão desta quinta
23/06 - Vereador pede desculpas à imprensa
23/06 - CCJR analisa 13 processos durante 16ª reunião ordinária
22/06 - Vereadora defende maior prazo para veículos que atuam com aplicativos
22/06 - Projeto Cuiabaninhos na Câmara realiza 4ª visita guiada nesta quinta
21/06 - CPI da Saúde realiza duas oitivas nesta terça-feira
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.