01/06/2017
Wellaton visita unidades hospitalares e cobra prioridade à saúde
Ednei Rosa - Secom/CMC
Vereador Felipe Wellaton
O vereador Felipe Wellaton (PV) realizou, no dia 29 de maio, uma série de visitas aos hospitais filantrópicos de Cuiabá – Santa Casa, Santa Helena e Hospital Geral Universitário - com a finalidade de conhecer as reais dificuldades que essas unidades de saúde vêm enfrentando por causa de atrasos nos repasses mensais do Governo. Por conta disso, já existe até o risco de paralisação dos trabalhos.

Essas unidades hospitalares estão protestando constantemente contra os atrasos nos repasses da verba do Governo Estadual, pois são esses recursos que cobrem os maiores custos dos serviços.

A Santa Casa de Cuiabá registra um montante de quase 4 mi em atraso. Desse total, a UTI contabiliza 595 mil referentes a março e 610 mil, de abril. Já o Santa Helena mostra um rombo de mais de 1.4 mi somando as UTIs adulto e neonatal. O HGU entra na lista de atrasos com 585 mi, também de serviços de UTI.

Wellaton considera esse o maior problema, pois “são valores altos e as UTIs não podem parar, porque os tratamentos realizados ali são muito importantes. Mas, além disso, existe outra preocupação que é a defasagem na tabela SUS. O Governo fazia um complemento de valores, mas desde março essa medida já não vem sendo adotada, o que tem gerado um grande problema para as finanças dos hospitais”. Era com o dinheiro desse complemento que os hospitais vinham mantendo o funcionamento.

O parlamentar avaliou que esse problema é reflexo de escolhas das prioridades, ele entende que é necessário priorizar verdadeiramente a saúde.

“Que se desloquem verbas até da cultura, se for o caso. Não que a cultura não seja importante, mas é preciso um enfoque maior na saúde. Se a pessoa não tem saúde, não interessa o asfalto, o lazer ou a cultura.”, pontuou.

SECOM – CÂMARA DE CUIABÁ
Etevaldo d´Almeida