Início
NOTÍCIAS
06/06/2017
Audiência pública discutirá transporte público nesta sexta-feira, na Capital
Ednei Rosa - Câmara Municipal de Cuiabá
Vereador Diego Guimarães (PP) presidirá audiência pública que será realizada nesta sexta-feira (09.06), às 9h da manhã na Câmara Municipal de Cuiabá, para discutir o transporte coletivo da Capital. Na ocasião serão apontados os principais temas elencados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/MT) em relação ao serviço de mobilidade coletiva prestado em Cuiabá.

“Vamos trazer os apontamentos realizados em auditoria pelo TCE, cujo relatório aponta as deficiências no transporte coletivo urbano em Cuiabá. Também serão ponderadas as melhorias necessárias para que o serviço atenda com responsabilidade a população que depende diariamente do transporte coletivo”, explica o vereador Diego Guimarães.

O parlamentar evidencia que a audiência pública será importante oportunidade para a população demonstrar de forma pública e democrática as demandas junto ao Legislativo e Executivo Municipal, assim como as demandas às empresas do transporte público.

“Entre os temas que serão tratados na audiência está a renovação da frota de ônibus, assim como as obrigações que eventualmente não estejam sendo cumpridas tanto pela Prefeitura quanto pelas empresas”, pondera Diego Guimarães.

Licitação – Outro tema que vem sendo cobrado pelo vereador Diego Guimarães, que também é presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal, é o processo de licitação para as empresas que operam no transporte público na Capital.

“As atuais concessões vão vencer em 2019 e, a Prefeitura já suspendeu o processo licitatório por 120 dias logo no começo deste ano, prorrogando este prazo por mais 120 dias. Entendo que não há razões que justifiquem esta suspensão, já que o processo licitatório é burocrático e muito minucioso, pois exige audiências públicas e envolve muitas discussões. Por isso, precisamos começar a tratar esta questão com urgência, para não ocorrer em falta de tempo apto para resolver esta demanda”, explica Diego Guimarães.

O vereador ressalta que caso os processos licitatórios não estejam concluídos até o final de 2018, corre-se o risco de se chegar a 2019 sem empresas aptas para prestar o serviço de transporte público na Capital.

“Caso isso aconteça, cria-se uma situação de profunda insegurança jurídica, pois as empresas ficam sem condições para poder realizar os devidos investimentos ou cumprir as obrigações contratuais com o Executivo Municipal e com a população. Por sua vez, a população exige um transporte de qualidade e com segurança, e é isso o que propomos com esta audiência pública”, finaliza Guimarães.

Audiência - A audiência pública foi convocada pela bancada do Partido Progressista na Câmara Municipal de Cuiabá, e será realizada na sede do Legislativo Municipal às 9h desta sexta-feira (09.06).

Vinícius Bruno



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
27/05 - ARTIGO - CRISE ECONÔMICA E A COVID-19
27/05 - Vereador diz que emendas na Reforma da Previdência podem atrapalhar o acordo entre o Executivo e servidores
27/05 - Projeto de lei obriga prefeito a prestar contas durante pandemia da covid-19
27/05 - CCJR emite parecer favorável a projeto que aumenta carga horária dos profissionais de tecnologia da informação
27/05 - Reforma da previdência será apreciada na sessão desta quinta-feira (28)
26/05 - CCJR analisa projetos nesta quarta (27) ao vivo nas nossas plataformas digitais
26/05 - CPI do Saneamento tem oitiva marcada para esta quarta (27)
26/05 - Vereadores intermedeiam reunião entre Hospital Geral e Secretaria de Saúde
26/05 - Obras de pavimentação asfáltica serão retomadas no Bairro Despraiado
25/05 - CPI da Semob realiza visita técnica na empresa Rodando Legal, responsável pelo recolhimento de carros apreendidos
25/05 - Juca do Guaraná solicita a inclusão de picolezeiros e pipoqueiros no programa ‘Renda Solidária’
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.