07/06/2017
Audiência Pública na Câmara debate destino de lixo de Cuiabá
Ednei Rosa - Câmara Municipal de Cuiabá

O Vereador Felipe Wellaton (PV) realizou, segunda-feira (05), Audiência Pública para discutir com a sociedade civil sobre políticas públicas voltadas ao Meio Ambiente e a Coleta Seletiva de Lixo nesta Capital.

O parlamentar explicou que “esta é uma forma de ampliar o debate sobre políticas públicas nesse sentido”.  Wellaton salientou observou que “é de notório conhecimento que a outrora conhecida ‘Cidade Verde’, há tempos ao mais justifica essa alcunha, seja pelo descaso do Poder Público em manter projetos de preservação permanentes e sustentáveis”.

Apresentando a Audiência como um evento provocativo, capaz de mobilizar os diversos agentes envolvidos na questão, o vereador destacou que “Cuiabá está longe de ser uma cidade sustentável. Por isso esta data é tão significativa: 05 de junho é o Dia Internacional do Meio Ambiente e Junho é o mês do Meio Ambiente.”

Sobre essa questão, o vereador Mário Nadaf (PV) lembrou que a data é fruto de uma conferência internacional promovida pela ONU – Organização das Nações Unidas – que na década de 1970 elegeu o dia 05, “quando a questão ambiental ainda não constava das plataformas mais urgentes discutidas pelas sociedades”.

Atualmente ninguém mais abre mão de inserir nas pautas de discussão o tema preservação e conservação ambiental, desde as menores comunidades, quanto mais as metrópoles, cuja produção de rejeitos aumenta em níveis exponenciais dia a dia.

Na Audiência houve o confronto de duas formas de tratar o lixo. A da empresa que detém a concessão de coleta atual, Encopav – cuja solução é depositar a coleta em terrenos denominados lixões, e ocorreu também a apresentação da tecnologia de plasma, que promete reduzir toda matéria coleta a 2% resultando desse processo a produção de energia para consumo os mais diversos pela cidade e foi trazida por Rico Ferraz, representando a Associação de Proteção à Vida e ao Meio Ambiente.

Dessas explanações resultaram questionamentos que devem ser levados em consideração em um momento futuro quando da discussão uma nova concessão para o serviço de coleta de lixo.

A coleta tradicional, promovida por empresas como a Encopav, possibilita o reaproveitamento de materiais por empresas reprocessadoras. Esse trabalho precisa de separadores que hoje se organizam em cooperativas e estão ativas em vários bairros.

Já a solução apresentada por Ferraz, necessita da construção de uma usina que vai aplicar um processo capaz de praticamente eliminar todo tipo de material coletado, não restando opção para seu reaproveitamento.

Enquanto ideias são postas na mesa para apreciação de autoridades e sociedade em geral, deve-se levar em conta a assertiva deixada pelo ambientalista Abel Nascimento: a educação ambiental pode ser feita por qualquer cidadão, nesse viés, não ser apenas em nível escolarizado que produzida dentro de escolas e universidades.

SECOM – CÂMARA DE CUIABÁ

Etevaldo d´Almeida