Início
NOTÍCIAS
29/06/2017
Câmara volta a investir na qualificação e preparação de servidores
Ednei Rosa - Secom

Este é o segundo curso que Justino fecha parceria para atender a Casa de Leis neste primeiro semestre

Em prosseguimento ao projeto de dotar a Câmara de Cuiabá de melhores serviços, o Presidente da Casa, vereador Justino Malheiros (PV), em acordo com o Governo do Estado, está realizando no Plenário Ana Maria do Couto, o curso de Elaboração de Termo de Referência, em parceria com a SEGES – Secretaria de Estado de Gestão, via Escola de Governo. O presidente destaca que há alguns anos não ocorria na câmara cursos de qualificação e preparação o que o incentivou a firmar parceria para realização da ação.

Conforme esclarece o material a ser estudado, Termo de Referência é o documento que deve conter elementos caracterizadores de serviços ou bens, suficientes para dotar os gestores de informações para decisões seguras no momento de fazer uso do dinheiro público.

O processo de compra na administração pública se desenvolve em onze etapas: 1 – justifica a contração 2 – especifica o objeto 3 – estima o custo 4 – verificação de disponibilidade orçamentária 5 – deflagra (ou não) a licitação 6 – elabora e aprova a minuta do edital 7 – publica o edital 8 realiza a licitação 9 – formaliza o contrato 10 – recebe o objeto e 11 – liquida a despesa.

O objetivo do curso, ministrado pelos servidores da Escola de Governo Ademir Soares Guimarães – advogado -, e João Bosco da Silva – contador -, é qualificar os servidores responsáveis pelos pedidos compras a fim de proporcionar maior eficiência nos processos de aquisição, seja de bens ou na contratação de serviços, tanto sob a ótica econômico-financeira, como do ponto de vista técnico.

Vinte servidores – entre efetivos e comissionados - participam do curso, com encerramento previsto para esta sexta-feira, dentre eles, Marcos Rausch, para quem “o curso traz conhecimento importantíssimo porque dá maior segurança no momento de fazer um pedido de material.” A servidora Sueli Nascimento, que trabalha há muitos anos no setor de licitações da Câmara, concorda com o colega e destaca “a agilidade que o processo de compra vai adquirir com o conhecimento repassado pelo curso”. Para ela é importante que os pedidos sejam elaborados de forma precisa, evitando vícios que possam, inclusive, anular uma licitação ou mesmo resultar em desperdício de material, nos casos de compras erradas.

As compras na administração pública são parte de um processo que requer extremo cuidado por parte dos gestores, não só por que envolvem grande quantidade e variedade de produtos, mas porque envolve recursos públicos que devem ser usados conforme as normas legais.

Por isso, a programação para estes dois últimos dias, estão programadas atividades práticas, quando os alunos vão realizar simulações dos processos, a fim de sanar possíveis dificuldades que possam surgir na execução rotineira do serviço.

O Presidente Justino, ao explicar a opção pela realização do curso, disse que “este evento é mais uma ação desta administração que tem buscado incessantemente aprimorar os serviços e requalificar os servidores da Casa. As compras são atividade de grande responsabilidade e por isso entendemos que devem ser realizadas dentro da maior segurança possível, então é necessário que o servidor esteja preparado para exercer essa tarefa”.

O gestor fez questão de agradecer ao Superintendente da Escola de Governo, Paulino Shigueo Yoshida, que, sem medir esforços tem atendido às solicitações da Câmara. “Este é o segundo curso que realizamos em parceria. No mês de maio fizemos o de Fiscal de Contratos. Estamos em busca de realizar curso de oratória, também para servidores. Além disso, com o SEBRAE, oferecemos o curso de compras governamentais, visando dar oportunidade de negociação aos pequenos empresários. E por isso somos imensamente gratos ao Superintendente José Guilherme”, lembrou Justino.


 SECOM – Câmara de Cuiabá

Assessoria




Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
28/11 - Câmara conclui a implantação da DCTFWeb
28/11 - Câmara vota pauta com 10 itens em Sessão Ordinária
28/11 - Vereadores de Cuiabá aprovam projetos de lei e pareceres na sessão desta terça-feira
28/11 - Em reunião ordinária CCJR delibera sobre 13 processos nesta quarta-feira
28/11 - Carta de ambientalistas a governo Lula é tema de tribuna livre
28/11 - Sargento Joelson entrega título de cidadão cuiabano à Edmilson Maciel da Banda Terra
24/11 - Nota de Pesar | Izabel Silveira Samaniego
22/11 - 5º Mutirão da conciliação promovido pelo vereador Rodrigo Arruda vai até quarta-feira
22/11 - Vereador Sargento Joelson entrega títulos de cidadão cuiabano
22/11 - Praça do Pedregal recebeu a segunda edição do evento Família na Praça, promovido pela vereadora Michelly Alencar.
21/11 - Nota de Pesar| Massayoshi Tada
21/11 - Nota de Pesar| Dr. Nadim Amui Júnior
21/11 - Semana da Consciência Negra encerra-se com atividades em escola
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.