Início
NOTÍCIAS
05/07/2017
Moradores apoiam uso de água de esgoto em obra de asfaltamento em Cuiabá
Assessoria/Vereador Abilio Junior
Três bairros de Cuiabá (Jardim Vitória, Jardim União e Jardim Florianópolis) que passam por processo de pavimentação asfáltica estão tendo suas ruas molhadas com água poluída de esgoto. Com base nessa denúncia, os vereadores Abilio Junior (PSC), Sargento Joelson (PSC) e Misael Galvão (PSB) estiveram in locopara fiscalizar a real situação.
 
Durante a fiscalização, os parlamentares constataram que a água utilizada no processo de terraplanagem (uma das etapas de pavimentação) está sendo retirada de um córrego poluído que fica na região do bairro Jardim Vitória. Diante disso, os vereadores solicitaram junto à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) um laudo técnico sobre a qualidade da água, cuja coleta deverá ocorrer nesta sexta-feira (07-07).
 
Contudo, a população ressabiada de que a obra possa ser paralisada em virtude dessa questão de insalubridade, deu apoio ao uso da água, mesmo nas condições que ela apresenta. Pois, no local onde é feita a sua retirada foi possível avistar urubus, o que segundo o vereador Abilio, transmitia a sensação de que a área também poderia haver restos de animais mortos e demais poluentes não vistos a olhos nus.
 
“É nítido aqui que essa água está poluída. Olha só a presença de urubus, o cheiro forte de esgoto. Não podemos aceitar que a empresa responsável pela obra continue utilizando dessa água para molhar as ruas dos bairros, em frente de casas e escolas, colocando em risco a saúde da população”, disse Abilio Junior, ainda no ponto de captação da água.
 
Presente na vistoria feita pela frente parlamentar, o empresário Marcio Aguiar, proprietário da empresa Guaxe, responsável pela obra, se comprometeu a utilizar outra fonte de captação localizada a cerca de 200 metros de onde é feita a retirada de água atualmente, desde que não haja acréscimo nos custos operacionais da empresa.
 
Assumido o compromisso, à pedido do empresário, a comitiva (composta pelos vereadores e técnicos da empresa) foi até o bairro Jardim Vitória, onde um grupo de moradores exaltados estava reunido aguardando a chegada dos vereadores.
 
“Nós estamos aqui para ajudar vocês, para buscar o melhor para vocês”, disse Misael Galvão. Mas foi rechaçado pelos moradores, que pediu a retirada dos vereadores do local.
 
“Lutamos por essa obra há anos. É um sonho a gente vê o asfalto aqui no nosso bairro. Essa questão de esgoto, nós já convivemos com isso o tempo todo. Agora vocês chegam aqui dizendo que a água usada na obra é suja. Não tem problema, porque a gente quer mesmo ver essa obra concluída”, disse o presidente da Associação de Moradores do bairro Jardim União, acreditando que a obra possa ser paralisada.
 
“Não estamos aqui para paralisar a obra. Viemos até aqui para mostrar que a água que está sendo jogada na porta das casas de vocês é suja, poluída e pode trazer problemas de saúde para vocês e seus filhos”, explicou Abilio. O vereador Joelson também tentou pontuar a questão aos moradores, sem êxito.
 
Contudo, afirmou Abilio, a frente parlamentar vai continuar acompanhando a situação, na tentativa de buscar uma solução amigável à questão.

Dana Campos
Assessoria/Vereador Abilio Junior


Fotos Relacionadas

Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
24/06 - Comissão de Fiscalização realiza audiência pública para prestação de contas do 1º quadrimestre de 2022
24/06 - Relatórios de execução orçamentária e de gestão fiscal são apresentados durante Audiência Pública
24/06 - Vereador propõe indicações de melhorias no asfalto, saneamento, iluminação pública e limpeza
23/06 - Comissão de Fiscalização realiza audiências públicas para apresentação de relatórios
23/06 - Dois depoentes participam de oitiva da CPI da Saúde
23/06 - Câmara analisa projetos e pareceres na sessão desta quinta
23/06 - Vereador pede desculpas à imprensa
23/06 - CCJR analisa 13 processos durante 16ª reunião ordinária
22/06 - Vereadora defende maior prazo para veículos que atuam com aplicativos
22/06 - Projeto Cuiabaninhos na Câmara realiza 4ª visita guiada nesta quinta
21/06 - CPI da Saúde realiza duas oitivas nesta terça-feira
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.