Início
NOTÍCIAS
06/07/2017
Vereadores defendem incorporação da SEC 300 em pasta já existente
Assessoria de Gabinete
Uma frente parlamentar composta pelos vereadores Abilio Junior (PSC), Felipe Wellaton (PV), Marcelo Bussik (PSB) e Gilberto Figueiredo (PSB) defende que a nova ‘Secretaria Municipal Extraordinária de Cuiabá 300 anos’ seja incorporada por outra já existente.
 
As sugestões apontadas pelos vereadores são de que a SEC 300 seja incorporada como Coordenadoria Adjunta da Secretaria Municipal de Planejamento ou do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano de Cuiabá (IPDU).
 
O entendimento contrário à criação dessa nova pasta é em virtude da atual realidade econômica do município. Pois, de acordo com o vereador Wellaton, que é membro da Comissão Permanente de Fiscalização e Acompanhamento de Execução Orçamentária da Câmara, o impacto financeiro com a criação da pasta e seus 16 cargos será de mais de R$1,4 milhão, anualmente.
 
“Em um momento que falta insumos ao Pronto Socorro e às Policlínicas de Cuiabá, entendo que não é hora de gerar mais gastos com criação de cargos”, pontuou Wellaton.
 
Além dos problemas da saúde, destacou o vereador Figueiredo, “estão faltando também cuidadores de alunos deficientes nas escolas e creches. E o município de Cuiabá continua inchando a prefeitura com novas contratações e nomeações e aumentando as despesas correntes. Vejo que esta medida vem na contramão do que os outros municípios estão fazendo”, disse.
 
Outro argumento contra a criação da SEC 300 foi apresentado pelo vereador Abilio Junior, que é arquiteto e urbanista. Segundo ele, o Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano de Cuiabá (IPDU) já abarcaria as funções que poderão ser desenvolvidas pela nova pasta proposta pela Prefeitura.
 
“Por ter como objetivo criar e desenvolver ações públicas voltadas para as festividades de Cuiabá 300 anos, a Secretaria Extraordinária pode assumir essas funções junto ao IPDU, que é pasta mais adequada, do meu ponto de vista, para incorporar a SEC 300. Porque é o IPDU quem planeja o desenvolvimento da cidade por mais cerca de 20 anos. E as ações e festividades que serão realizadas em comemoração aos 300 anos da nossa cidade estão dentro desse período”, explica Abilio.
 
Além do IPDU, os vereadores também apontam que a SEC 300 possa ser incorporada à Secretaria Municipal de Planejamento, por também ser uma pasta voltada para o planejamento da cidade.
 
Em virtude dessa demanda apresentada pelo Executivo Municipal, os vereadores deverão reunir-se com o prefeito Emanuel Pinheiro nesta quinta-feira (06-07), antes da sessão plenária, para apresentar essas proposituras ao Chefe do Executivo Municipal.
 
Pois, de acordo com o vereador Bussik, a mensagem nº 34/201, que cria a SEC 300 deverá ser votada nesta quinta-feira (06-07), na Casa de Leis do Município.
 
CORTE DE GASTOS
 
Dos quatro vereadores membros dessa frente parlamentar de defesa da incorporação da SEC 300 por outra pasta, três deles – Abilio Junior, Felipe Wellaton e Marcelo Bussik, votaram contra o desmembramento da Secretaria de Comunicação com a de Governo.

À época, a desvinculação foi apresentada junto à Câmara de Vereadores em regime de urgência, sendo aprovada na Casa, tendo três votos contrários, dos respectivos vereadores.

Com o desmembramento foram criados 16 novos cargos, gerando ao município um aumento dos gastos anuais em aproximadamente R$ 2,7 milhões.

Dana Campos.
Assessoria de Imprensa/Vereador Abilio Junior


Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
28/06 - Conscientização da violência contra a pessoa idosa é tema da Tribuna Livre desta terça
28/06 - Lei aprovada conscientiza munícipe a preservar o Rio Cuiabá
28/06 - Tribuna expõe projeto de Revitalização do Centro Histórico de Cuiabá
28/06 - Presidente da Câmara atende mais de 78 bairros com serviços e obras
28/06 - Vereadora propõe discussão sobre a cidadania LGBTQIA+ durante Tribuna Livre
28/06 - Vereadores analisam pareceres na sessão ordinária desta terça-feira
28/06 - Vereador realiza sessão solene alusiva ao Dia do Meio Ambiente
28/06 - Vereadora realiza audiência pública para discutir políticas públicas aos imigrantes
28/06 - Vacinação contra Influenza é ampliada para toda a população cuiabana nesta terça-feira (28)
27/06 - Lei que trata da publicização do fluxograma da jornada do paciente TEA ou outra neurodiversidade é promulgada
27/06 - Agora é lei Semana de Combate à Fome em Cuiabá
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.