Início
NOTÍCIAS
06/07/2017
Vereadores são contra criação de secretaria para organizar aniversário de Cuiabá
Arquivo/CMC
Os vereadores Marcelo Bussiki (PSB), Abílio Junior (PSC), Felipe Wellaton (PV) e Gilberto Figueiredo (PSB)  se manifestaram contra a mensagem nº 34 enviada pelo prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (PMDB), à Câmara de Cuiabá, para criação da "Secretaria Extraordinária Cuiabá 300 anos – Sec 300". Para eles, trata-se de mais uma estrutura dispensável.

A pasta será responsável por discutir projetos e ações –  através de requisição de obras, captação de recursos e formalização de parcerias público-privadas – para o tricentenário da Capital.

No entanto, para o vereador Bussiki, o projeto é mais uma tentativa de se criar uma estrutura desnecessária à administração pública. Isto porque o prefeito Emanuel já instituiu o “Comitê Cuiabá 300 Anos” tão logo assumiu o cargo, em janeiro, quando publicou os 13 primeiros decretos de sua gestão.

“O comitê foi criado pelo decreto n.º 6.206 e está sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Governo e tem a mesma finalidade dessa pretendida secretaria.  Então, não vejo a necessidade de se criar uma nova estrutura, pois o comitê não foi desfeito e  tem a mesma função de aglutinar ações transversais para os 300 anos de Cuiabá”, explicou.

O vereador lembra ainda que criar uma nova secretaria implica em novas despesas não previstas na Lei Orçamentária Anual (LOA). A Sec 300 contará com uma estrutura mínima de 16 cargos, conforme o projeto, que não detalha o impacto orçamentário da nova estrutura, não apresenta previa dotação orçamentária, apenas prevê a extinção da secretaria para 31 de dezembro de 2020.

“Acredito ser importante pensar-se em projetos para promover o desenvolvimento da cidade nos próximos anos, mas não vejo a obrigatoriedade de que isso seja feito dentro de uma secretaria especifica. Acho que se todos os secretários estiverem alinhados em prol desse objetivo, o comitê consegue funcionar muito bem. Ainda mais neste caso, em que o prefeito encaminhou um projeto onde não detalha o impacto que isso vai causar”, afirmou.

Sugestão – A sugestão dos vereadores é que uma coordenadoria seja criada, ou mesmo o próprio comitê, mas fique sob a responsabilidade do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (IPDU). Com isso, não haveria a criação de nova despesa com servidores, somente um remanejamento de profissionais, segundo Abílio.

“Com uma secretaria você tem uma nova despesa com o salário do secretário, verba indenizatória, enfim, um gasto desnecessário considerando que existe a possibilidade de você remanejar servidores. O núcleo ficaria vinculado ao IPDU e à Secretaria de Planejamento, que já tem recursos justamente para planejar o futuro de Cuiabá”, explicou.

Contingenciamento – Esta não é a primeira vez que os vereadores se posicionam contra a criação de novas estruturas administrativas na Prefeitura de Cuiabá.  Em abril, os vereadores Marcelo Bussiki, Abilio Junior, Felipe Wellaton já votaram contra o projeto que desmembrou a secretaria de Governo e Comunicação, criando a secretaria de Comunicação e Inovação.

Na ocasião, alegaram a necessidade de contingenciamento de recursos diante da crise econômica, bem como se opuseram à votação do projeto em regime de urgência, visto que o mesmo não havia sido analisado pelas comissões obrigatórias - e nem tampouco pelos vereadores.

Assessoria de Imprensa/Vereador Marcelo Bussiki


Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
30/06 - Vereadores aprovam projetos e requerimentos na sessão desta quinta-feira
30/06 - CCJR analisa 17 processos durante 17ª reunião ordinária
28/06 - Conscientização da violência contra a pessoa idosa é tema da Tribuna Livre desta terça
28/06 - Lei aprovada conscientiza munícipe a preservar o Rio Cuiabá
28/06 - Tribuna expõe projeto de Revitalização do Centro Histórico de Cuiabá
28/06 - Presidente da Câmara atende mais de 78 bairros com serviços e obras
28/06 - Vereadora propõe discussão sobre a cidadania LGBTQIA+ durante Tribuna Livre
28/06 - Vereadores analisam pareceres na sessão ordinária desta terça-feira
28/06 - Vereador realiza sessão solene alusiva ao Dia do Meio Ambiente
28/06 - Vereadora realiza audiência pública para discutir políticas públicas aos imigrantes
28/06 - Vacinação contra Influenza é ampliada para toda a população cuiabana nesta terça-feira (28)
27/06 - Lei que trata da publicização do fluxograma da jornada do paciente TEA ou outra neurodiversidade é promulgada
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.