Início
NOTÍCIAS
17/07/2017
Vereador Abilio pretende criar calendário oficial de ciclismo para fomentar o turismo na Baixada Cuiabana
Assessoria de Gabinete
O vereador Abilio Junior (PSC) pretende apresentar junto à Câmara de Vereadores um calendário oficial de ciclismo, com o propósito de fomentar o turismo em Cuiabá e nas cidades que compõem a Baixada Cuiabana.
A ideia foi apresentada a um grupo de ciclistas, que apoiou a iniciativa, durante um café da manhã promovido pelo vereador nesse domingo (16-07), em Cuiabá. O objetivo do encontro foi discutir com os adeptos ao ciclismo, ações voltadas à mobilidade urbana e projetos voltados para a cidade que afetam diretamente o cotidiano dessas pessoas, que utilizam a bicicleta como meio de transporte, esporte e lazer.

Além da criação do calendário, outras propostas foram apresentadas no encontro, como: levantamento de rotas de cicloturismo na região da Baixada Cuiabana, criação de lei que permita o uso compartilhado da faixa de ônibus (existente nas principais vias que cortam a Capital), com penalização aos motoristas que a desrespeitarem capacitação de motoristas de ônibus e táxis que utilizam a faixa, por meio de parcerias entre a Universidade Federal de Mato Grosso, Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), Associação Mato-grossense de Bikes (AMTB) e empresas manutenção e construção de ciclovias e ciclofaixas na cidade, dentre outras.

“Temos que pensar num trabalho de conscientização, por meio de cursos ofertados por essas instituições de ensino público, destinado a empresas que usam as faixas exclusivas, que vai propiciar aos motoristas, de repente, um aprofundamento em saber o que é o ciclismo e toda a questão de trânsito”, disse o diretor da IFMT, campus Cuiabá, Cristovão Albano da Silva Junior, que também colocou a instituição à disposição para levantamento de rotas de cicloturismo na região da Baixada Cuiabana.

O presidente da Associação Mato-grossosente de Bike, Fabian Martinelli, também considerou bastante importante esse trabalho de conscientização. “Hoje a Associação já vem desenvolvendo uma parceria com o Detran, que é o Governo do Estado, com a intenção de fazer essa preparação, essa capacitação, para crianças a partir dos dez anos. Justamente com ideia de que elas entendam mais como se comportar no trânsito, o que elas devem fazer para respeitar as leis quando estiverem na condição de motorista, ciclista ou pedestre”, explicou Fabian, dizendo que esse trabalho havia parado em virtude da troca da direção do Detran e que será retomado a partir de agosto junto às escolas estaduais.  

“Temos que pensar em ações que alcance todo o cidadão, independente da idade. Projetos que melhorem a qualidade de vida das pessoas que vivem aqui. Penso que, com mais condições e segurança no uso de meios de mobilidade urbana alternativos, como é a bicicleta, mais pessoas terão interesse em mudar sua forma de deslocar dentro da cidade. Porque o ciclismo, além de oferecer uma melhor qualidade de vida para aquelas pessoas adeptas a ele, é uma prática que contribui também para melhora do meio ambiente, pois são menos carros e motocicletas nas ruas emitindo gás carbônico e outros poluentes no ar. 
Consequentemente, menos pessoas procurando o Pronto Socorro e outras unidades de saúde, vítimas de acidentes de carro, motocicleta ou por doenças relacionadas ao sedentarismo ou respiratórias”, considerou Abilio.

A importância de os ciclistas se unirem no período de elaboração e votação das Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Orçamento Anual (LOA), em prol de políticas públicas que atendam efetivamente essa parcela da sociedade, também foi apresentada no encontro.

“Vai ser muito importante a participação de vocês na LOA. Se não colocar no orçamento, não vai ter política pública. É uma oportunidade de se unir e evoluir nessa questão. Porque vejo que se não for agora, ficará muito difícil em outras épocas”, enfatizou o vereador Felipe Wellaton (PV), sobre o período de elaboração e votação da LOA, no final do ano.

Ao final do encontro, Abilio pediu mais união entre os grupos de ciclistas, salientando sobre o valor que o engajamento e a soma de esforços têm na defesa de interesses coletivos, independente da situação, assim como tem feito em relação a essa questão junto à Câmara de Vereadores.

“O Felipe está defendendo essa bandeira com a gente. Também contamos com o vereador Justino Malheiros e outros cinco ou seis vereadores que adotam a mesma bandeira nossa. E isso que tem que acontecer. Somarmos esforços em prol de melhorias para o cidadão”, pontuou Abilio.

O café da manhã foi organizado realizado na manhã desse domingo (16-07), na Praça do Centro Geodésico da América do Sul (anexo à Câmara de Vereadores), em Cuiabá, com participação de grupos de ciclistas de Cuiabá e Várzea Grande.

Dana Campos
Assessoria de Imprensa/Vereador Abilio Junior (PSC)

Fotos Relacionadas

Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
17/11 - Câmara de Cuiabá homenageia Dia da Consciência Negra e a Luta que a essa representa
17/11 - Câmara recebe o ex-vereador Rinaldo Almeida, autor da lei que instituiu a dia 20 de novembro como feriado municipal
17/11 - Projeto aprovado na Câmara do Rio de Janeiro servirá de base para normatizar fechamento de ruas em Cuiabá
16/11 - Câmara de Cuiabá lembra Dia de Proclamação da República
16/11 - Colégio de Líderes define Membros de CPI
16/11 - Câmara de Cuiabá recebe autor de Lei municipal do Dia e da Semana da Consciência Negra
16/11 - Vereadores notificam presidente da Câmara para abrir CPI
13/11 - Autores de leis sobre consciência negra dão depoimento na Câmara
13/11 - Misael Galvão recebe Medalha Alferes Tiradentes por se destacar como vereador mais atuante em Cuiabá
12/11 - Elizeu Nascimento recebeu a Medalha Alferes Tiradentes, o 2º vereador mais atuante de Cuiabá
10/11 - Lei Complementar aprovada pela Câmara de Cuiabá promove Mutirão Fiscal 2017
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Câmara Municipal de Cuiabá - Praça Moreira Cabral
Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Todos os direitos reservados © 2013 - Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 13:30hs.