Início
NOTÍCIAS
10/08/2017
Câmara realiza sessão solene em homenagem ao Flor Ribeirinha
Assessoria de Imprensa/Vereador Gilberto Figueiredo
A idealizadora da Associação Flor Ribeirinha, criada há mais de duas décadas em Cuiabá, dona Domingas Leonor da Silva receberá da Câmara Municipal de Vereadores a “Medalha Mestre Ignácio” concedida àqueles que contribuem com a divulgação da cultura cuiabana. A solenidade de entrega da honraria será na próxima segunda-feira (14), às 14 horas, na casa de leis municipal. O Flor Ribeirinha foi campeão mundial no Festival Internacional de Arte e Cultura em Istambul, Turquia.

O autor da homenagem é o vereador e presidente da Comissão de Educação e Cultura da casa de leis municipal, Gilberto Figueiredo. Na mesma ocasião, Gilberto Figueiredo entregará títulos de Moção de Aplausos aos integrantes do grupo. O Festival é considerado um dos maiores eventos de folclore do mundo, com a participação de 97 grupos de vários países.

A proposta de homenagear o grupo foi apresentada pelo presidente da Comissão de Cultura da Casa ainda no dia 03 de agosto, antes mesmo de conquistarem o primeiro lugar no festival, cujo resultado foi divulgado em 08 de agosto, em Istambul. “A presente Moção de Aplausos tem sua relevância no trabalho realizado pelo grupo que vem difundindo a cultura mato-grossense no próprio estado, país e exterior”, diz o vereador.
 
De acordo com ele, a apresentação das danças Siriri e Cururu contagiou a todos na Turquia e o Flor Ribeirinha tornou-se campeão mundial. “Dona Domingas é uma guerreira pela manutenção da tradição e do folclore cuibano e nos trouxe esse troféu que um orgulho para nossa cidade. Nada mais justo que conceder a ela a Medalha Mestre Ignácio e a Moção de Aplausos a todos os integrantes”, enfatiza o vereador.

MEDALHA MESTRE IGNÁCIO

Por meio da Resolução n. 30, de 05 de Abril de 2002, a Câmara de Vereadores de Cuiabá denomina de Inácio Constantino Cerqueira “Mestre Inácio”, a Medalha de Cultura e Divulgação de Tradições Cuiabanas. Mestre Ignácio foi cultor do verdadeiro rasqueado e responsável pela formação de mais de uma geração de músicos populares em Cuiabá, de 1920 a 1980. Ele faleceu em 09 de abril de 1986.
 
Naíla Albuquerque
Assessoria de Imprensa/Vereador Gilberto Figueiredo



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
23/10 - Associação de moradores do Bela Vista é devolvida a comunidade
20/10 - Câmara cumpre lei trabalhista
20/10 - NOTA À IMPRENSA
20/10 - Associação cobra fortalecimento da rede em prol da adoção
19/10 - Pauta desta quinta-feira apresentou cinco proposituras
19/10 - Vereador Orivaldo da Farmácia reúne-se com Prefeito por asfalto no Jd. Industriário II
19/10 - As duas sessões da Câmara passam acontecer às terças-feiras sem interferir no tempo de duração
19/10 - Câmara de Cuiabá promove orientação aos servidores sobre o Câncer de Mama
18/10 - NOTA DE ESCLARECIMENTO
18/10 - Prefeitura de Cuiabá pega “carona” em projetos, dispensa licitações, dando margem a ações para corrupção, alerta representante de ONG nacional
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Câmara Municipal de Cuiabá - Praça Moreira Cabral
Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Todos os direitos reservados © 2013 - Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 13:30hs.