10/08/2017
Câmara de Cuiabá apoia Projeto de Lei que visa à proteção dos portadores de doença celíaca
Ednei Rosa/Secom-CMC
Celíaca é uma doença autoimune, que não tem cura e acontece devido à ingestão de glúten. Essa proteína está presente nos seguintes alimentos: trigo, aveia, centeio, cevada e malte.

O vereador Luís Cláudio – PP, preocupado com as dificuldades apresentadas pelos portadores dessa doença, que ocorre principalmente em crianças, apresentou em Plenário da Câmara, no dia 08/08/20017, um projeto de lei que tem por finalidade amparar as crianças que apresentam essa doença.

O vereador trouxe para o Plenário a Sra. Silvia Jessé, que é mãe de Emanuelzinho, que é portador da doença celíaca. Ela disse sobre o difícil diagnóstico e a falta de informações que se tem sobre o assunto. Jessé ainda ressalta: “Meu filho perdeu um rim em consequência da doença. Os médicos não fazem o diagnóstico, tem que insistir muito para que se façam os exames. Diagnosticar a doença é o começo da vida e não o fim”.

Esse projeto de lei tem por finalidade criar uma rede de proteção a essas crianças celíacas, para que elas não sejam descriminadas e até mesmo excluídas dos meios sociais. O papel da Câmara, junto com o líder do prefeito Lilo Pinheiro – PRP, e o presidente da casa Justino Malheiros – PV, é dar amparo aos portadores dessa doença, devido às dificuldades encontradas no diagnóstico e tratamento.

Lilo Pinheiro reconhece o grande trabalho que vem sendo realizado pelo vereador Luís Cláudio e pelo prefeito Emanuel Pinheiro. A prefeitura tem como iniciativa de implantar a humanização do atendimento para as pessoas de Cuiabá. “O que pudermos fazer para cuidar com mais carinho do Emanuelzinho, dos autistas e dos dislexos, para que não sofram nenhum tipo de bulling, nós faremos. Assumimos o compromisso junto com o vereador Luís Cláudio e tenham a plena convicção que o prefeito também está tomando todas as medidas necessárias para poder garantir o bom atendimento público nas nossas escolas públicas municipais”, finaliza Lilo Pinheiro.

16/04 - PCDs marcam presença na 5ª Corrida do Legislativo
16/04 - Mário Nadaf entrega honrarias em cerimônia realizada na Câmara