Início
NOTÍCIAS
11/08/2017
Lei de Diego Guimarães inova ao permitir maior participação popular na Câmara
Ednei Rosa/Secom-CMC
Vereador Diego Guimarães
Foi publicada na última segunda-feira a Lei Municipal nº 6.196, de 1º de agosto de 2017, de autoria do Vereador Diego Guimarães, que institui o procedimento eletrônico para iniciativa popular de leis no município de Cuiabá.

A Lei permite que os projetos de iniciativa popular sejam apresentados ou subscritos por meio eletrônico,  facilitando, assim, a participação de qualquer cidadão com acesso à internet nos trabalhos desenvolvidos pelo Poder Legislativo Municipal.

Além de propor uma lei ou apoiar um projeto que já esteja em tramitação, os eleitores também poderão requerer, inclusive por meio eletrônico, a concessão do regime de urgência para os projetos de relevância que estejam em discussão na Câmara Municipal.

Os interessados poderão utilizar assinatura digital certificada conforme a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras (ICP-Brasil), ou ainda por um formulário eletrônico que será disponibilizado no site da Câmara de Cuiabá.

De acordo com o Vereador Diego Guimarães, embora a iniciativa popular seja um instrumento essencial ao regime democrático, a necessidade de obter a assinatura de um grande número de eleitores representa um obstáculo que desestimula o exercício da cidadania. "Os avanços tecnológicos e a difusão do acesso à internet podem minimizar as dificuldades e facilitar a participação direta da população na elaboração das normas", ressalta.

Para o parlamentar, a aprovação Lei da Ficha Limpa é um exemplo de que a iniciativa popular de leis representa uma conquista fundamental para a sociedade. "Utilizar o desenvolvimento tecnológico para viabilizar essa participação direta dos cidadãos promove a democracia, uma vez que toda atividade desenvolvida pelo Poder Público deve concretizar os anseios da sociedade, que tem o direito de influenciar e determinar as decisões políticas e a gestão pública”.

A Câmara de Cuiabá terá o prazo de 180 dias para realizar as adequações técnicas necessárias à implementação do sistema digital de recebimento e processamento dos projetos de lei de iniciativa popular.

Assessoria de Imprensa/Vereador Diego Guimarães



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
19/02 - Nesta terça-feira (20), Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (PICS) serão discutidas na Tribuna Livre por Nilva Campos
19/02 - Vereador propõe ampliação da rede de turismo religioso em Cuiabá
16/02 - Vereador Luís Cláudio propõe acabar com cobrança de estacionamento nas funerárias
16/02 - RIBEIRÃO DO LIPA:Vereador Dr. Xavier solicita melhorias para a Creche Francisco Santana
16/02 - Projeto de Lei que institui Comissão Intersetorial de Trânsito é aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores
16/02 - Vereador Dilemário diz que é ‘maldade e ganância’ retirar gratuidade dos idosos
16/02 - Juíza diz que CPI tem autonomia para pedir condução coercitiva
15/02 - Câmara não mantém vetos e três projetos são aprovados neste quinta-feira
15/02 - Dr. Xavier realiza visita ao Pronto-Socorro e constata superlotação
09/02 - Câmara Municipal de Cuiabá deseja bons festejos à sociedade cuiabana neste carnaval
09/02 - Sicoob reinaugura agência na Barão de Melgaço
09/02 - Dr. Xavier diz que reforma do Posto de Saúde do Novo Terceiro é expectativa dos moradores
09/02 - Presidente Justino Malheiros faz abertura do ano legislativo da Câmara Municipal de Cuiabá
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Câmara Municipal de Cuiabá - Praça Moreira Cabral
Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Todos os direitos reservados © 2013 - Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 13:30hs.