Início
NOTÍCIAS
11/08/2017
Vereador Abilio cria projeto para instalação de placas orientativas de prevenção ao suicídio em locais com maiores ocorrências
Ednei Rosa/Secom-CMC
Vereador Abilio Junior
Um Projeto de Lei Municipal que prevê a instalação de placas com informações sobre  prevenção ao suicídio em locais com maior incidência ou probabilidade de ocorrência foi apresentado pelo vereador Abilio Junior (PSC), na última quinta-feira (10-08).

Conforme o parlamentar, a proposta vai ao encontro da “Campanha Internacional Setembro Amarelo”, de prevenção ao suicídio e defesa da vida, desenvolvida no próximo mês em todo o país pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

A proposta de Lei Municipal, segundo Abilio, visa ampliar as ações de preventivas ao suicídio e valorização da vida, bem como orientar a população quanto às organizações e entidades que prestam apoio às pessoas que convivem com esses tipos de problemas que, de acordo com psicólogos, estão associadas a questões psicoemocionais. 

“Uma vida que conseguirmos salvar já será uma vitória para nós. Já vai mostrar que nosso projeto alcançou o objetivo com o qual foi criado”, afirmou Abilio, explicando que as pontes que margeiam a região metropolitana (entre Cuiabá e Várzea Grande), os viadutos da cidade e em outros pontos que órgãos de segurança entenderem pertinentes, deverão constar placas com os números telefônicos de organizações e entidades que lidam com essa temática, oferecendo amparo e auxílio psicológico e psiquiátrico. De acordo com a Lei, caberá ao Poder Executivo, a instalação dessas placas.

Em março deste ano, o vereador realizou uma audiência pública sobre a temática do suicídio e demais problemas psicológicos como, depressão e baixa autoestima que, conforme psicólogos, podem contribuir para a prática ou tentativa de suicídio. A audiência reuniu diversos profissionais que lidam com essas questões (suicídio e a depressão) e pessoas que passaram por algum trauma dessa natureza.

“A elaboração dessa lei é resultado de uma audiência pública que provocamos cinco meses atrás, quando buscamos discutir sobre saúde mental e ações voltadas para prevenção ao suicídio. Naquele momento, com apoio daqueles que vivenciaram ou lidam com essas problemáticas sugeriram algumas ações. Uma delas, foi a elaboração dessa lei, que tem como objetivo contribuir para a redução de índices de suicídio e ajudar no enfrentamento da depressão”, explicou o vereador.
 
Dana Campos
Assessoria de Imprensa/Vereador Abilio Junior


Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
19/02 - Nesta terça-feira (20), Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (PICS) serão discutidas na Tribuna Livre por Nilva Campos
19/02 - Vereador propõe ampliação da rede de turismo religioso em Cuiabá
16/02 - Vereador Luís Cláudio propõe acabar com cobrança de estacionamento nas funerárias
16/02 - RIBEIRÃO DO LIPA:Vereador Dr. Xavier solicita melhorias para a Creche Francisco Santana
16/02 - Projeto de Lei que institui Comissão Intersetorial de Trânsito é aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores
16/02 - Vereador Dilemário diz que é ‘maldade e ganância’ retirar gratuidade dos idosos
16/02 - Juíza diz que CPI tem autonomia para pedir condução coercitiva
15/02 - Câmara não mantém vetos e três projetos são aprovados neste quinta-feira
15/02 - Dr. Xavier realiza visita ao Pronto-Socorro e constata superlotação
09/02 - Câmara Municipal de Cuiabá deseja bons festejos à sociedade cuiabana neste carnaval
09/02 - Sicoob reinaugura agência na Barão de Melgaço
09/02 - Dr. Xavier diz que reforma do Posto de Saúde do Novo Terceiro é expectativa dos moradores
09/02 - Presidente Justino Malheiros faz abertura do ano legislativo da Câmara Municipal de Cuiabá
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Câmara Municipal de Cuiabá - Praça Moreira Cabral
Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Todos os direitos reservados © 2013 - Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 13:30hs.